Cuiabá | MT 20/04/2024
Interior de MT
Terça, 14 de fevereiro de 2017, 09h29

Começa em Colíder a terceira etapa do Acolhimento Regionalizado aos novos gestores


Tem início hoje, 14 de fevereiro, a terceira etapa do Acolhimento Regionalizado aos novos gestores de Saúde, promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso. O evento tem por finalidade instrumentalizar e orientar os novos secretários de Saúde, das 16 regionais de saúde, contemplando assim os 141 municípios mato-grossenses.

Nesta terceira e última etapa de viagens à equipe do Conselho visita as regionais de Colíder (14.02 – Rádio Líder FM), Sinop (15.02 – Câmara Municipal), Alta Floresta (16.02 – Câmara Municipal) e Peixoto de Azevedo (17.02 – Centro de Eventos), quase finalizando assim as viagens pelas 16 regiões saúde constituídas em Mato Grosso.

Ainda no mês de fevereiro será finalizada a ação de Acolhimento aos gestores de Saúde com a realização do evento em Cuiabá. O acolhimento para os 11 municípios que compõe a Baixada Cuiabana ocorre no dia 21 de fevereiro, no auditório da Escola de Saúde Pública (ESP/MT).

O Acolhimento é uma ação idealizada pelo COSEMS/MT que conta com a parceria do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e apoio da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT).

A presidente do Conselho, Silvia Regina Cremonez Sirena pondera que a ação têm sido enriquecedora visto que os gestores de Saúde debatem conjuntamente as especificidades de sua região, trabalhando as singularidades, que acabam por convergir. “As dificuldades dos gestores de Saúde são comuns, mas cada regional possui sua especificidade e com o Acolhimento Regionalizado estamos conseguindo entender melhor cada um, assim podemos ser mais coesos e unidos”, afirma a gestora.

Silvia lembra ainda que Mato Grosso é um estado que possui grandes dimensões geográficas, por isso esta inovação em realizar o encontro direto nas regionais está sendo fundamental, pois promove maior interação entre os secretários de Saúde que trocam de informações. “Essa metodologia de roda de diálogo e troca de experiências contribui muito para a qualificação dos novos secretários, que atuam como protagonistas do SUS loco-regionais”, sintetiza.

METODOLOGIA

Os acolhimentos são realizados em período integral, com a participação do grupo formado por membros da diretoria e área técnica do Conselho trabalham temas locais, por meio de exposição dialogada com enfoque no Sistema Único de Saúde (SUS). Durante o diálogo o grupo faz a apresentação do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONSASEMS) e do COSEMS entidades representativas dos entes municipais nas decisões colegiadas; finalizando com a apresentação das ferramentas de apoio à gestão municipal, que reafirmam o apoio aos gestores de Saúde.

O secretário executivo do COSEMS/MT, Agostinho Bespalez reforça que ser gestor de Saúde é um grande e contínuo desafio, que não se resume apenas nas necessidades orçamentárias que irão suprir as demandas, mas se baseia, principalmente, no debate regional que permeia a Política de Saúde em si e perpassa pelo processo de regionalização e descentralização do SUS. “O gestor de Saúde e sua equipe buscam continuamente contribuir para a efetivação do SUS nos municípios e nas suas regiões. Com o acolhimento esperamos auxiliar estes novos gestores da Saúde que muitas vezes não conhecem o SUS, e suas especificidades, mas possuem a sensibilidade para assumir este desafiador e apaixonante compromisso que é o de cuidar de vidas”, conclui.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114