Cuiabá | MT 28/03/2024
Interior de MT
Quinta, 16 de fevereiro de 2017, 17h21

Governo propõe instalação de UPA para atender pacientes em Alto Garças


Lideranças de Alto Garças em reunião na secretaria de Saúde: proposta de construir UPA no município.

Redação

A população do município de Alto Garças (365 km ao Sul de Cuiabá) pede a instalação de um centro cirúrgico para o Hospital Municipal da cidade. Inaugurado na gestão do ex-prefeito Roland Trentini (em 2012) o prédio foi construído dentro dos padrões exigidos do Ministério da Saúde, se destacando como um dos mais estruturados do interior do Estado. Apesar do pedido, o Governo apresentou outra alternativa.

O centro cirurgico está orçado em aproximadamente R$ 700 mil. Uma emenda do deputado estadual Sebastião Rezende (PSC) dispõe de R$ 200 mil. Hoje, o pacientes precisam viajar até Rondonópolis, distante 150 quilômetros, para realizar cirurgias.

O deputado estadual Sebastião Rezende (PSC) em reunião com lideranças do município, o secretário estadual de Saúde, João Batista Pereira da Silva, e a equipe técnica da pasta em Cuiabá, discutiram a viabilidade da implantaçãodo centro cirurgico e a liberação de sua emenda, mas sabe que a situação não será nada fácil. "O trabalho em parceria entre prefeitura e governo do estado será fundamental para resolver esse problema”, apontou ele.

.

O município disponibiliza até quatro viagens diárias para Rondonópolis transportando pacientes, o que eleva o custo do município. O secretário propôs uma reunião com o governador de Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB), para buscar uma saída. “Podemos viabilizar a instalação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) equipada com centro cirúrgico para atender a demanda”, apontou ele.

Como não há centro cirurgico são realizados partos na cidade, contudo sob risco em eventuais intercorrências médicas. Os demais casos são encaminhados para Rondonópolis, Alto Araguaia ou em muitos casos para Mineiros - Goiás.

Também foi proposto pela Secretaria de Saúde que a prefeitura de Alto Garças elabore um projeto de execução, fortalecida com uma planilha de metas, e a encaminhe ao governo estadual. “Estamos com dificuldades financeiras, mas a secretaria acolheu a demanda de Alto Garças para viabilizar a implantação do centro cirúrgico de que a população necessita”, falou João Batista, sem mencionar prazo para iniciar a obra.

Conteúdo editado 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114