Cuiabá | MT 29/03/2024
Interior de MT
Domingo, 19 de março de 2017, 23h59

Em Vila Bela, Governador anuncia construção de ponte e Congódromo


O governador Pedro Taques esteve neste domingo (19.03) em Vila Bela da Santíssima Trindade para comemorar o aniversário de 295 anos da cidade, junto aos moradores. Ao chegar ao município, considerado um dos maiores potenciais turísticos do Estado, Taques foi recepcionado com apresentação cultural da dança do Congo, participou de uma missa comemorativa na Igreja da Santíssima Trindade e se reuniu com lideranças.

Taques anunciou a contrução do Congódromo o espaço muito aguardado e terá grande utilidade.

Na solenidade, ele destacou a importância de Vila Bela na história de Mato Grosso como a primeira Capital e também assinou termos de autorização para a realização de novas obras no município. Entre elas, a construção de um Congódromo para a reforçar as tradições culturais, ministração do curso de guia turístico, construção de uma ponte de 55 metros sobre o rio Capivari e a reforma da praça central com previsão de inauguração em 2018. A transferência simbólica da capital do Estado para Vila Bela foi oficializada na Lei nº 10.377, aprovada e publicada em março do ano passado.

“Vila Bela consolidou as nossas fronteiras com o Oeste, o que demostra a força do negro brasileiro, da sua cultura, da sua religiosidade e historicidade. Queremos inaugurar em breve a reforma desta praça e também o Congódromo”, afirmou Pedro Taques.

Na oportunidade, Taques inaugurou obra para a recuperação da cobertura das ruínas da Igreja Matriz de Vila Bela. Esta obra teve um custo de R$ 462,47 mil e contou com recursos do próprio Governo do Estado.

De acordo com o Rei do Congo, Juarez Gonçalves, o espaço destinado ao Congódromo era muito aguardado e terá grande utilidade.

“Nos sentimos muito gratos após a assinatura do termo de compromisso. Esperamos que no ano que vem possamos fazer a nossa apresentação neste Congódromo, pois há muito tempo sonhávamos com ele, sobretudo, para darmos continuidade a cultura negra”, disse.

A programação de aniversário de Vila Bela da Santíssima Trindade foi iniciada na sexta- feira (17) e de acordo com o prefeito do município, Wagner Vicente da Silveira, o Estado tem sido um grande parceiro na valorização da cidade.

“É uma satisfação muito grande receber o governador aqui hoje, em um momento festivo e ao mesmo tempo produtivo, pois além de participar das celebrações, o governador nos ouviu e atenderá demandas apresentadas durante a reunião com alguns prefeitos”, ressaltou o prefeito.

Além dos projetos anunciados pelo governador, o secretário de Turismo, Luís Carlos Nigro reforçou que na primeira quinzena de abril o Estado fará um Fan Press com jornalistas para divulgar as atrações turísticas da região.

“A ideia é mostrar o circuito de cerca de 20 cachoeiras, apresentar a história da cidade e também fazer um passeio fluvial no rio Guaporé. O passeio será iniciado em uma quinta-feira e concluído no domingo”, contou Nigro.

Nascido e criado em Vila Bela, Elísio Ferreira de Souza, 77, disse ter orgulho da cidade. “Desde criança acompanho todo esse movimento cultural de Vila Bela, uma cidade história. Essa data é muito importante para todos, porque tivemos momentos de glória e momentos de muita dificuldade, mas o nosso povo luta ano após ano para que as manifestações culturais sejam preservadas e para que a nossa cidade permaneça nesse ambiente tranquilo”, relatou.

Também acompanharam o governador até Vila Bela vereadores, deputados estaduais e os secretários de Estado Marco Marrafon (Educação), Wilson Santos (Cidades), Kleber Lima (CGOM), Rogers Jarbas (Segurança Pública), Marcos Catalano (adjunto de Obras), Leandro Carvalho (Cultura), coronel Airton Siqueira (Justiça e Direitos Humanos), Paola Reis e Marcione Pinho, (adjuntos da Casa Civil).

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114