Cuiabá | MT 18/04/2024
Interior de MT
Quarta, 22 de março de 2017, 09h14

Juruena conhece proposta pedagógica dos Jogos Escolares


Por Marcio Camilo
.

Juruena - Os Jogos Escolares como ferramenta de aprendizagem. Essa é a proposta da equipe técnica da Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer (Seduc/Sael-MT) que, nesta terça-feira (21.03), se reuniu com diversos representantes dos órgãos públicos de Juruena (a 929 quilômetros de Cuiabá) para apresentar a formatação dos Jogos Escolares da Juventude, que serão realizados em maio no município. Os servidores também fazem vistoria técnica dos ginásios e quadras esportivas que receberão os jogos.

Durante o encontro a equipe da Seduc/Sael frisou o caráter pedagógico dos jogos, que vão muito mais além de uma simples competição. Conforme o coordenador de Esporte Escolar da Seduc/ Sael, professor Manoel Fonseca, o objetivo é mostrar que o evento também ajuda na formação de futuros profissionais, como médicos e advogados. “Na verdade é um grande encontro de cultura e conhecimento entre os estudantes”, definiu.

Fonseca detalhou que, durante os jogos, a proposta é envolver toda a comunidade escolar, por meio de apresentações culturais e feiras científicas organizadas pelos alunos. Esses trabalhos contarão como hora-aula e nota para os estudantes que não estejam competindo nas quadras. “Já que não haverá aula, durante a semana dos jogos, os alunos não ficam sem o que fazer. Pelo contrário, eles irão construir algo junto com os jogos”, frisou o Fonseca.

Juruena vai sediar a competição pela primeira vez. Para a o secretário de Educação, Esporte e Lazer de Juruena, Antônio Gregório, o evento vai incentivar a prática de esportes no município, principalmente entre as crianças e os adolescentes, que têm pouco contato com as modalidades esportivas, destacou.

Ele também disse que o evento vai evidenciar Juruena para as demais regiões de Mato Grosso. “Tem muita gente do próprio estado que não conhece os atrativos da cidade. E como os jogos recebem estudantes de diversos municípios, será a nossa oportunidade de mostrar o que Juruena tem de melhor”.

O representante da Polícia Militar, Júlio Sadrak, desatacou que o efetivo de soldados será reforçado durante a realização dos jogos na cidade. Ele disse que o trabalho da PM terá um viés mais comunitário, por conta do público jovem do evento.

A presidente do Conselho Tutelar do município, Bremair Machado dos Santos, destacou que a presença do órgão é de fundamental importância, no sentido de fiscalizar os responsáveis pelas crianças e adolescentes que participarão dos jogos.

Ela enfatizou que o conselho vai visitar os alojamentos dos estudantes para verificar se tudo está dentro das normas. “As maiores preocupações são sempre quanto a bebidas e ao uso de drogas ilícitas”, salientou Bremair. Ela também disse que enviará ofícios para que representantes do Conselho Tutelar dos outros municípios, que integram a região de Juruena, também participem da organização dos jogos.

Os Jogos Escolares da Juventude (Etapas regionais e estaduais) são uma realização da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT), em parceria com as cidades sedes dos jogos. A competição é divida em dez etapas regionais e três etapas estaduais, que mobilizam cerca de 10 mil estudantes.

Vistoria técnica

Além de palestras sobre a proposta pedagógica dos jogos, os servidores da Seduc também realizam vistoria técnica nos ginásios e quadras das cidades sedes que receberão os jogos. O objetivo é checar se o município possui condições de receber as modalidades da competição: basquete, futsal, handebol e vôlei.

Depois de Juruena os técnicos farão vistoria na cidade Cáceres, nesta quarta-feira (22.03). O município também sediará uma das etapas regionais dos jogos. Até o fim de abril todas as cidades sedes serão vistoriadas pela Seduc.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114