Cuiabá | MT 17/04/2024
Interior de MT
Terça, 25 de julho de 2017, 07h38

Grupo de pesquisa de Rondonópolis une teoria e prática e auxilia produtores rurais


Praticadas há milhares de anos em algumas regiões do mundo, a caprinocultura e ovinocultura, técnicas de criação de cabras e ovelhas, respectivamente, tornaram-se tema central de pesquisas desenvolvidas por alunos e professores do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão de Caprinos e Ovinos (Gepeco) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus de Rondonópolis.

Criado em 2010 pela professora Helen Gomes, o projeto tem como objetivo estimular o interesse dos acadêmicos dos cursos de Zootecnia, Medicina Veterinária e Agronomia pela área de produção de caprinos e ovinos além de proporcionar assessoria aos produtores rurais da região, com auxilio e disponibilização de tecnologias para desempenho de atividades de manejo e nutrição, controle de enfermidades, além de proporcionar conhecimento técnico aos produtores, o que gera aumento da produtividade.

O projeto, desempenhado em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), já atendeu cerca de 12 produtores rurais. “As dificuldades enfrentadas pelo projeto estão na distância expressiva percorrida para atendimento desse rebanho”, explica a docente, ressaltando que os estudos desenvolvidos atuam de forma significativa na produção de conhecimento na área à medida em que a prática cresce nas propriedades rurais do Estado em detrimento do conhecimento técnico produzido na área.

Além de uma equipe de acadêmicos da área das agrárias, o trabalho desenvolvido com apoio dos professores André G. Leão, responsável pelas disciplinas que abarcam a questão, e Angelo Polizel, que aborda o diagnóstico e tratamento de parasitoses e enfermidades.

Após selecionado o produtor rural, são realizadas visitas periódicas nas quais os animais são submetidos a uma triagem, na qual são avaliados e detectados problemas no rebanho. Após essa etapa é elaborado um cronograma de atividades, que envolvem o balanceamento de dietas, o controle de enfermidades e o acompanhamento reprodutivo do rebanho, etapas fundamentais para o êxito na criação dessas espécies animais.

“A união de conhecimento científico e prático, proporcionado pelas visitas às propriedades rurais são uma experiência única para os estudantes, de forma que mais do que apreender o conhecimento teórico em sala de aula, o mesmo ainda pode perceber sua aplicabilidade no cotidiano,” finaliza a docente.

O produtor interessado em receber as visitas do Gepeco pode entrar em contato com o grupo pelo e-mail gepeco.ufmt@gmail.com. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114