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Quinta, 17 de agosto de 2017, 13h46

Adolescentes do Pomeri participam da 13ª OBMEP


Adolescentes do Centro Socioeducativo-Complexo Pomeri são classificados para a segunda fase da 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP). Dois recuperandos conseguiram boa pontuação e agora se preparam para a segunda etapa da maratona da OBMEP.

Wriel Yuri Teixeira da Costa, de 17 anos cursa o estágio avançado na Escola Estadual Meninos do Futuro, instalada no Complexo Pomeri. O estágio avançado equivale ao ensino médio da educação regular. O adolescente que foi classificado para o nível correspondente ao seu estágio afirma que ficou surpreso com o resultado e ao mesmo animado para a próxima fase da Olimpíada. “Estou estudando bastante e estou muito confiante. Espero completar mais essa fase, apesar de nunca ter imaginado participar de uma disputa dessas, principalmente envolvendo o ensino”, destacou.

A classificação na OBMEP serviu como incentivo para os adolescentes. Wriel, por exemplo, já começa a pensar no futuro e pretende se dedicar ainda mais aos estudos. “A área que eu pretendo seguir futuramente depende da matemática, por isso quero continuar me dedicando à matemática”, acrescentou o jovem afirmando que pretende se formar na área da informática.

Também classificado para a segunda fase da Olimpíada, João Lino de Almeida Júnior afirma que recebeu a notícia da classificação com surpresa e alegria. O adolescente de 16 anos também estuda na escola que funciona no Pomeri e está cursando o estágio intermediário, que corresponde ao último ano do ensino fundamental II.

O estudante conta que não acreditava que seria classificado e que aceitou se inscrever para participar da OBMEP por impulso. “Fiquei dois anos fora da escola e não imaginava que daria conta de resolver as questões. Agora vou estudar mais, me dedicar para conseguir uma pontuação mais alta”, garantiu o adolescente.

A professora dos adolescentes, Karoline Luz está há dois anos na Unidade e garante que a matemática é realmente um desafio, mas não impossível, porque o professor tem que buscar estratégias para oportunizar aos alunos e assim facilitar o aprendizado. Foi assim que ela fez juntamente com a equipe gestora do Complexo para incentivar os adolescentes a participarem da competição. “Nesse período, o que eu pude observar é que muitos alunos têm dificuldades em operações básicas da matemática, então nós aplicamos projetos interdisciplinares com outras disciplinas relacionados à matemática. Buscamos estratégias para fazer com que esses alunos tenham um aprendizado melhor e regressar à sociedade de maneira mais digna, acreditando principalmente na educação”, salientou a professora.

Karoline acrescenta que ficou extremamente feliz com a classificação dos alunos. “É sinal de que o nosso trabalho está dando certo. Quando vemos resultados como esses, temos certeza que é fruto do esforço principalmente desses adolescentes. Foram semanas de estudos, de planejamento e execução desse plano, então ficamos muito felizes e acreditamos que podemos avançar cada vez mais”.

Para a assistente social do Complexo Pomeri, Lúcia Helena Miranda da Silva, a Olimpíada vem para avaliar o ensino, o conhecimento desses alunos em relação à matemática. “Sem dúvida é muito motivador para que esse adolescente possa ter segurança em si mesmo. Muitos chegam aqui para cumprir a medida, totalmente desanimados, desmotivados e achando que a única coisa que podem fazer na vida é praticar crime, quando isso não é verdade. Quando eles receberam o resultado da primeira fase da Olimpíada, percebemos uma alegria no olhar deles, voltaram a acreditar que é possível estudar, seguir adiante e assim sair do mundo do crime por meio dos estudos”, enfatizou.

O Complexo- Atualmente o Complexo Pomeri conta com 33 recuperandos na internação masculina e outras 15 adolescentes na ala feminina. O diretor da Escola Estadual Meninos do Futuro, Frederico Guilherme Souza Coutinho afirma que a intenção da instituição é dar a esses adolescentes oportunidades diferentes das que eles já têm no dia a dia, no caso, a sala de aula, por isso a direção resolveu inscrever os alunos na Olimpíada da Matemática. “Independente da aula de matemática, procuramos dar a eles, ensino de qualidade, que é a proposta da secretaria da Educação e assim buscamos trabalhar mostrando a importância da educação na vida deles, a importância da escola aqui dentro e incentivamos esses alunos a se empenharam para que tenham outras perspectivas de vida”.

Essa é a segunda vez que a escola participa da Olimpíada e com classificação para a segunda etapa, o que o diretor classifica como um grande ganho para a educação. “Como estamos falando de socioeducação, acredito que esse é o papel da educação: trazer mudanças e melhorias para esses alunos, para que eles possam pensar em um futuro melhor, de romper realmente com o crime”.

A segunda fase da Olimpíada da Matemática está marcada para o dia 16 de setembro às 14h30, na Escola Estadual do bairro Bela Vista. 




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