Cuiabá | MT 18/04/2024
Interior de MT
Sábado, 04 de novembro de 2017, 12h11

Feriado prologado deve levar mais de 2 mil pessoas para feira, em Livramento


.

O feriado prolongado de Finados movimenta as estradas da baixada cuiabana e deverá levar mais de 2 mil pessoas para o evento Feira É de Livramento, que acontece neste sábado (4), a partir das 16h, na Praça Portal do Pantanal, no município de Nossa Senhora do Livramento (localizado a 32 km de Cuiabá). Com sabor regional, a feira vem se consolidando como um espaço de lazer e de pequenos negócios envolvendo gastronomia, cultura, artesanato e agricultura familiar.

Hortifruti, doces, conservas queijos, pimentas, mudas, artesanato e muita música. É essa mistura de produtos genuinamente da terra que têm atraído consumidores de toda a região. Uma pesquisa realizada em setembro deste ano apontou que 44% das pessoas presentes no evento não residem no município.

De acordo com o secretário de Cultura do município, José Eugênio Maciel, além da visibilidade do trabalho da agricultura familiar, as 32 famílias que participam da feira já estão vivenciando o incremente de suas rendas.

A artesã Alaíde Botelho, que trabalha com pedrarias e arte sacra e participa desde a primeira edição da feira, já se prepara para intensificar o ritmo de produção em função do fim de ano. “Daqui em diante esperamos aumentar as vendas e iniciar os pedidos de presépios e santos regionais”, disse a artesã.

“Para melhorar a capacidade de mercado e atendimento, todos os meses foram disponibilizados cursos e oficinas com temas diversos que vão de formação de preço a atendimento ao cliente. De olho na qualidade dos produtos alimentícios comercializados, tanto nos espaços de gastronomia como de produtos da agricultura, os expositores contam com o apoio e orientação de um consultor especialista em boas práticas de manipulação e fabricação, com consultorias durante a feira e ao longo do mês”, explicou a analista do Sebrae Cynthia Justino.

Todos os expositores são residentes no município de Nossa Senhora do Livramento, sendo produtores da agricultura familiar e microempreendedores.

A parceria do Sebrae com o município existe desde de 2014, com acompanhamento e assistência de produtores locais de peixes, hortifruti e leite. Em 2017, pensando não apenas no resgate da tradição festiva do município, mas também focando nas oportunidades ligadas a valorização do produto local, foi proposta a realização de feiras mensais. A feira conta com apoio da Sebrae, da prefeitura municipal e de produtores da região.

Vem por aí!

Para movimentar o final de ano, haverá feira todas as sextas e sábados no mês de dezembro (de 01 a 16 de dezembro), como parte da programação do Natal Iluminado, promovido pelo munícipio. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114