Cuiabá | MT 28/03/2024
Interior de MT
Sexta, 26 de outubro de 2018, 14h52

Milhares de pessoas acompanham desfile cívico em comemoração os 80 anos de Alto Araguaia


Cerca de 4 mil pessoas acompanharam na manhã desta sexta-feira (26) o Desfile Cívico em comemoração os 80 anos do município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá). Homenagens a fatos que retratam a história foram temas abordados por meio de faixas, cartazes e carros alegóricos durante o ato realizado na Avenida Carlos Hugueney, perímetro urbano da BR-364. A cerimônia foi organizada pela prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Esportes, Turismo, Cultura e Lazer (SEMEL) com apoio de todas as demais secretarias e reuniu gerações em 26 blocos, totalizando 2,5 mil pessoas envolvidas.

Diversas autoridades locais, secretários municipais, o deputado federal eleito Juarez Costa (MDB) e o deputado reeleito Max Russi (PSB), e Silvano Amaral (MDB) prestigiaram as festividades de celebração dos 80 anos. As comemorações foram anunciadas com uma bateria de fogos logo pela manhã. Milhares de moradores já se acomodaram no canteiro central e nas ruas paralelas a Avenida Carlos Hugueney para acompanhar o desfile. A aglomeração aconteceu na Rua Benjamin Constant, nas proximidades da Quadra Luiz Beni Maia, no Bairro Beiro Rio.

O DESFILE - Para abrir as comemorações de 80 anos de Alto Araguaia desfilaram a fanfarra e os projetos sociais do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), seguido da Ordem Demolays, Loja Maçônica e Damas Maçônicas. Posteriormente foi a vez do Grupo da Melhor Idade de Frente Pra Vida; escolas municipais Adalcy da Conceição Rodrigues, Maria Júlia de Almeida e Lourença Afonso de Melo; Projeto Tom Jobim; Escola Municipal Patrocínio Joaquim Dias, Escola Municipal José Inácio Fraga, Fanfarra de Alto Garças, Escola Estadual Arlinda Pessoa Morbek, Projeto AABB Comunidade, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Casa da Amizade, Rotary Club, Fanfarra de Mineiros (GO), apresentação de bambolês, Associação Comercial e Empresarial de Alto Araguaia (ACEAIA), equipe da SEMEL com os projetos esportivos, Bombeiros Militar, Grupo de Teatro, Equipe Pedal-Pró juntamente com amantes do motocross e por fim, as empresas Rumo e Cargil, além da Escola Aníbal Pereira Júnior e turma de Os Domadores.

O trecho percorrido pelos blocos com direito a carros alegóricos, motos, bicicletas e animais foi de cerca 400 metros. Todas as escolas, entidades e empresas, além de prestar homenagens a Alto Araguaia, fazem parte da história do município.

"Promovemos esse evento. Para nós uma alegria de estar prefeito para celebrar junto com toda população de Alto Araguaia essa data especial que é os 80 anos de Alto Araguaia. Tem um simbolismo muito grande para todos nós. Quero agradecer a todos que contribuíram para realização deste evento. Não é uma festa da prefeitura, e sim do povo araguaiense. Para nós é uma satisfação imensa, um momento de alegria e único. A história de Alto Araguaia representa a luta e a força de um povo batalhador. É mais que uma data comemorativa e a celebração da história", disse o prefeito Gustavo Melo (PSB).

O deputado federal Juarez Costa disse que fez questão de estar no aniversário de Alto Araguaia para celebrar junto com a comunidade os 80 anos do município. "Primeiramente agradecer o povo de Alto Araguaia pelos 1.333 votos que tive aqui. Pode ter certeza que vou corresponder à altura. É uma grande satisfação participar de uma festa tão bonita. Tenho orgulho e satisfação de comemorar os 80 anos de Alto Araguaia. Foi um desfile lindo e maravilhoso", afirmou o deputado.

BOLO DE 80 ANOS – Após o Desfile Cívico um bolo de 80 metros com cerca de uma tonelada, em alusão o aniversário da cidade, foi servido aos moradores de Alto Araguaia. O primeiro pedaço foi entregue pelo prefeito Gustavo Melo a senhora Ana Mendonça de Oliveira, a dona Aninha, de 95 anos. Quem participou aproveitou a ideia da prefeitura. "Para nós foi muito importante, porque nunca tivemos um evento como esse [bolo de 80 metros]. Estamos muito felizes e agradecer a prefeitura por te nos proporcionado um evento tão lindo como esse", disse a moradora Selma Neves.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114