Cuiabá | MT 25/04/2024
Interior de MT
Quinta, 06 de dezembro de 2018, 10h03

Nupemec instala centro judiciário em Sapezal


O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso instalou mais um Cejusc, o centro especializado em conciliação e mediação do Poder Judiciário, desta vez na Comarca de Sapezal (480 km a noroeste de Cuiabá).

A solenidade de instalação foi realizada no dia 30 de novembro e contou com a presença da desembargadora Clarice Claudino da Silva e do juiz Hildebrando da Costa Marques, presidente e coordenador do Nupemec, respectivamente, assim como de autoridades dos Poderes Executivo e Legislativo, Ministério Público, Defensoria Pública e OAB locais.

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Sapezal é o 43º instalado pelo Poder Judiciário, abrangendo assim comarcas de 1ª Entrância, onde a instalação de Cejuscs é facultativa.

A expansão dos centros para além das metas estipuladas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) demonstra a valorização da política consensual por parte do TJMT, conforme pontua o juiz-coordenador.

“A população mato-grossense terá acesso ao serviço onde normalmente não teria. Isso demonstra que o nosso Tribunal tem uma visão extremamente alinhada com a política consensual; está valorizando, investindo, fazer tudo que pode para que a política se firme e que possamos ter uma desjudicialização, em que as pessoas comecem a resolver seus problemas pelo consenso”, observou Hildebrando da Costa Marques.

Para o gestor-geral da Comarca de Sapezal, Remilson Fabio de Moraes, a instalação do Cejusc na localidade “é muito importante porque vai diminuir e muito o ingresso de novas ações judiciais, de pequenas causas, no Juizado Especial. Vai melhorar muito para a cidade, porque a população de Sapezal terá um trabalho apropriado para as partes se comporem, conversarem, com pessoas qualificadas para mediar a conversa entre aqueles que não conseguem dialogar”.

 

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114