Cuiabá | MT 19/04/2024
Interior de MT
Quinta, 30 de maio de 2019, 20h07

Conselheiros de Cuiabá participam de seminário em Pernambuco


Representantes do Conselho Municipal de Educação de Cuiabá (CMC) estão reunidos nesta quinta-feira (30) no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco, no 21º Seminário Nacional “Escola? Presente”.

.

O evento, com o tema, a “BNCC e Currículo: As novas demandas para a Educação Básica” tem como perspectiva proporcionar um ambiente que envolva diferentes atores educacionais do cenário nacional, e grandes nomes da educação brasileira no campo da pesquisa, da reflexão e da prática educacional, possibilitando a formação e qualificação dos profissionais.

O seminário tem como foco, os profissionais da educação que atuam na Educação Básica (professores, coordenadores educacionais e gestores da educação), além de pesquisadores, estudantes e outros profissionais de áreas afins.

Na abertura do seminário, na manhã desta quinta-feira, o presidente do Conselho Municipal de Educação de Cuiabá, Luiz Batista Jorge falou sobre a importância da Base Nacional Comum Curricular para o avanço da Educação no Brasil. A BNCC já passou por dois níveis de discussão, o nacional com a aprovação do Conselho Nacional de Educação e, no ano passado, as discussões se concentraram a nível estadual.

Este ano, o documento está sendo discutido pelos municípios que possuem Sistema Educacional para serem feitas as adequações. "Cuiabá, por exemplo, tem uma proposta de política educacional para o Município com pontos centrados na questão da Arte e da Cultura. Diante dessas peculiaridades, vemos a importância das discussões em torno da BNCC pelos sistemas municipais, discussões essas que devem ser conduzidas pelos Conselhos Municipais de Educação, que tem a responsabilidade de aprovar essas propostas que vão refletir na política pedagógica de cada unidade de ensino, independente de ser particular ou da rede pública", destacou Luiz Jorge.

Durante o seminário, os profissionais vão discutir proposições para o avanço do ensino da Língua Portuguesa e da Matemática, do Fundamental ao Ensino Médio; os desafios e melhores possibilidades, dentro da perspectiva da Base Nacional Comum Curricular, e a educação transformadora e humanizada.

O Seminário Nacional “Escola? Presente” é realizado pelo Instituto Brasileiro Pró-Cidadania, uma organização não governamental, sem fins lucrativos.

Participam do seminário, o presidente do Conselho Municipal de Educação, Luiz Batista Jorge, os conselheiros Maureleno da Silva Rocha, representante dos Diretores das Escolas Públicas do Município e Geraldo Grossi Júnior, presidente da Câmara de Educação Infantil, além do assessor técnico do CME, Ildervan de Oliveira Barros.

Seminário

O 21º Seminário Nacional “Escola? Presente” é uma realização do Instituto Brasileiro Pró-Cidadania dentro do Programa Integral de Desenvolvimento Profissional – PROGRIDE que visa a qualificação profissional em diversas áreas de atuação enfatizando a dimensão técnica e humana, por meio da articulação entre saberes gerais e educação profissional.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114