Cuiabá | MT 29/03/2024
Interior de MT
Sexta, 14 de maio de 2021, 10h59

Corpo de Bombeiros Militar define inauguração de novo Pelotão em Santo Antônio de Leverger


.

O comandante do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) em Mato Grosso, coronel BM Alessandro Borges Ferreira, afirmou que a inauguração do novo Pelotão da corporação em Santo Antônio de Leverger (35 km de Cuiabá) deve acontecer no dia 11 de junho. A implantação faz parte das ações, a curto e médio prazo, que prevêem o aumento das unidades em todo o Estado.

Durante reunião do Colegiado Pleno, que reúne os representantes das forças de segurança, na manhã desta quinta-feira (13.05), na Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), o coronel BM Alessandro Borges lembrou que em fevereiro o CBM já implantou novo Pelotão em Poconé e a prioridade, agora, é a instalação de novas unidades em municípios com população superior a 15 mil habitantes e, neste quesito, as cidades de Colniza, Aripuanã, Juara, Sapezal, Comodoro, Marcelândia, Peixoto de Azevedo, Paranatinga, Querência, Água Boa, São Félix do Araguaia, dentre outros, passariam a ter uma unidade do Corpo de Bombeiros Militar.

“Estamos formando unidades como os pelotões, os núcleos, com um efetivo menor, mas para já ser instalado em um município que tenha a necessidade da nossa presença, em virtude da sua lotação, da sua industrialização das ocorrências que já tem naquele município e isso é o inicial, mas vamos sim expandir com mais força. Acredito que em dois anos vamos conseguir atingir a meta, que é o planejamento de dobrar nossa capacidade operacional dentro do estado de Mato Grosso”, ressaltou o comandante.

Atualmente, o Corpo de Bombeiros Militar dispõe de sete unidades sedes, que estão nos municípios e Cuiabá, Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças, Cáceres, Tangará da Serra e Alta Floresta. Além das atividades desenvolvidas nestas cidades, os municípios circunvizinhos também são contemplados com os Pelotões.

Atuação

Segundo o levantamento da Diretoria Operacional do Corpo de Bombeiros Militar, nos primeiros três meses deste ano, os atendimentos das unidades tiveram aumento significativo. Em janeiro deste ano, por exemplo, somaram 65.418 atendimentos, enquanto que no mesmo período do ano passado foram 4.078.

O acréscimo foi observado também nos meses de fevereiro, que atingiu 21.350 atendimentos contra 4.010 no mesmo período de 2020. Já em março de 2021 somaram 21.494 atendimentos, enquanto que em 2020 foram 4.242.

São atividades operacionais do Corpo de Bombeiros Militar o combate a incêndios, salvamentos e resgastes, atendimento pré-hospitalar, atendimentos de ocorrências com produtos perigosos, dentre outros.

“Este quadrimestre nós atuamos muito mais em virtude da Covid-19 e na questão ambiental também. No que diz respeito as desinfecções, nós estivemos em 130 municípios com quase 900 desinfecções. Somente neste ano nós já aplicamos mais de R$ 17 milhões em multas, fizemos fiscalização em 16 mil hectares de terras e 42 autuações”, enfatizou o comandante.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114