Cuiabá | MT 20/04/2024
Interior de MT
Terça, 29 de novembro de 2011, 21h41

Construção de subestação de energia possibilitará desenvolvimento econômico de Lucas do Rio Verde


Lucas do Rio Verde está prestes a vencer um dos mais importantes gargalos que impediam a continuidade do projeto de desenvolvimento econômico do município. Esta semana, o prefeito Marino Franz, a BRF Brasil Foods e a Eletrobras Eletronorte divulgaram a construção de duas novas subestações de energia, que juntas irão triplicar a capacidade de energia elétrica disponível no município.

Uma das subestações está sendo construída pela BRF com investimentos de mais de R$ 25 milhões. As obras começaram em 2009 e devem ser realizadas em duas etapas, em abril de 2012 com a viabilização de 33 MVA (megavolt ampère) e junho de 2013 com a implantação de um segundo transformador de energia, totalizando 66 MVA.

Segundo o gerente de manutenção industrial da empresa, André Luis Baldissera, a construção da obra foi acordada em 2007, quando a BRF na época Sadia, se instalou no município e obteve a autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para a utilização de energia da subestação da Cemat.

Com a autorização, a empresa se comprometeu em construir uma nova subestação e doá-la para operação da Eletrobras Eletronorte. A primeira etapa deve ser entregue no início do próximo ano, com a devolução dos 23 MVA cedidos pela Cemat.
De acordo com o gerente, atualmente, a empresa gera mais de 4 mil empregos diretos, no abate diário de 4.800 suínos, 275 mil aves e na industrialização de duas mil toneladas de produtos (mortadela, bacon e linguiça) por mês. “Com os investimentos e a oferta de energia necessária, a perspectiva é dobrar a capacidade de produção da unidade e o número de empregos gerados até 2015.”

O prefeito Marino Franz ressalta que a falta de disponibilidade de energia sempre foi um dos principais obstáculos para a vinda de novas indústrias de médio e grande porte. “Com essa obra, a BRF vai resolver não somente o problema de consumo de energia dela, como também vai permitir que o município continue crescendo.”

Outro projeto que teve início efetivo na última semana, foi a construção da subestação de energia da Eletrobras Eletronorte, ao lado da unidade da BRF. De acordo com o superintendente regional de engenharia da empresa, Hélio César Monti, serão investidos aproximadamente R$ 15 milhões.

A obra deve ser concluída até outubro do ano que vem e quando finalizada terá capacidade de gerar 75 MVA de energia elétrica. O superintendente ressalta que o empreendimento terá capacidade suficiente para abastecer uma cidade de aproximadamente 200 mil habitantes.

Segundo ele, além de garantir que o município não sofrerá com possíveis apagões, a disponibilidade de energia será mais um incentivo na atração de novos empreendimentos. “Quanto maior e mais confiável é a oferta de energia elétrica, maior é o interesse das grandes indústrias em se instalar no município.”
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114