Cuiabá | MT 20/04/2024
Interior de MT
Quarta, 30 de novembro de 2011, 07h56

Unemat discute mudanças na política de ingresso na instituição


A Universidade do Estado de Mato Grosso está discutindo mudanças na política de ingresso na instituição no I Fórum promovido pela Diretoria de Concursos e Vestibulares (Covest) e pela Pró-reitoria de Ensino e Graduação. As discussões iniciaram ontem (29) e seguem até hoje (30) no auditório da reitoria na Cidade Universitária em Cáceres.

A diretora da Covest e coordenadora do Fórum, professora Ivanete Parzianello Carvalho, explica que as discussões que estão sendo travadas com coordenadores de curso, assessores pedagógicos dos campi, supervisores acadêmicos e representantes do Diretório Central dos Estudantes, vão apontar novos caminhos para o ingresso na instituição. Entre as possibilidades está a adesão ao Sistema de Seleção Unificado (Sisu) que leva em conta os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Ivanete explica que a proposta inicial da gestão da Unemat é aderir com parte das vagas ao Sisu por um prazo determinado, e ao fim desse período, analisar os resultados obtidos e desta forma decidir se permanece no sistema ou não. Em todo caso, o vestibular da Unemat continuaria a ocorrer. As mudanças seriam implementadas a partir do vestibular para ingresso em 2013/1.

Segundo a coordenadora do Fórum, essas são discussões preliminares, pois as propostas que surgirem das discussões serão novamente discutidas e votadas pelos campi da Unemat e em março de 2012 a instituição definiria as mudanças para o ingresso, seja com a adesão ao Sisu, mudanças nas políticas de cotas ou reservas de vaga e até mesmo no sistema do vestibular unificado.

Para refletir sobre as mudanças e as vantagens e desvantagens para a Unemat de aderir ou não ao processo de Seleção Unificada, a diretora de Políticas e Programas para a Graduação do Ministério da Educação, professora drª Paula Mello, falou sobre o funcionamento do sistema na abertura do fórum.

O secretário de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Adriano Breuning, mostrou como funciona o MT Preparatório e colocou a tecnologia adotada pela Secitec como uma possibilidade de oferta de cursos para ingresso na Unemat.

A pró-reitora de Ensino e Graduação da Unemat, professora drª Ana Maria Di Renzo fechou o primeiro dia de discussões do Fórum apresentando o Sisu para a Unemat. Na manhã de hoje (30) será apresentado o relato de experiência da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) sobre a adesão ao Sisu.

Só após essas considerações é que os membros do Fórum farão a elaboração de uma minuta de alteração para a política de ingresso na Unemat a ser discutida com a comunidade acadêmica.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114