Cuiabá | MT 28/03/2024
Interior de MT
Quarta, 12 de março de 2014, 10h54

Unemat realiza aula inaugural em Nova Mutum


Foto: Deivid Fontes

A Universidade do Estado de Mato Grosso realizou na segunda-feira, 10, a aula inaugural no campus de Nova Mutum. É o primeiro semestre de funcionamento da unidade, que passou à Unemat por um processo de transferência dos cursos da União do Ensino Superior de Nova Mutum (Uninova). A cerimônia ocorreu no ginásio Lauro Immich.

Pronunciamento das autoridades
A diretora política-pedagógica e financeira do campus, Maria Eloisa Mignoni, deu boas vindas aos presentes apresentando a equipe de servidores técnicos e professores aos alunos. “Este é um momento histórico. Esta universidade deixa de ser a Uninova para ser a Unemat. Queremos somar com a sociedade e trazer novas oportunidades”, disse Eloisa abrindo o evento. O pró-reitor de Gestão Financeira, Ariel Lopes, também se pronunciou dizendo que a chegada da Unemat proporcionaria um grande ganho à região e frisando que se sentia orgulhoso de ter se graduado e atuado como professor na instituição.

A pró-reitora de Ensino de Graduação, Ana Di Renzo, destacou que a Unemat acolhia agora os novos alunos que foram chamados pela professora a juntarem-se à universidade e “fazer dela referência de ensino no Brasil.” Dando prosseguimento aos pronunciamentos, o vice-prefeito da cidade, Leandro Félix, afirmou que aquele dia era um marco para a cidade. Agradeceu a todos os que estiveram envolvidos na condução da Uninova e ressaltou os benefícios que o município teria ao oferecer à sua população uma universidade gratuita.

O vice-reitor da Unemat, Dionei José, enfatizou em sua fala o grande potencial de desenvolvimento que a cidade tem e conclamou os alunos presentes a se envolverem na responsabilidade de fazer a universidade crescer a cada dia. “A Unemat não é essa mesa de autoridades. A Unemat somos todos nós. Agora vocês podem dizer que são alunos da Universidade do Estado de Mato Grosso. Sabemos que ainda podemos melhorar muito, mas estamos juntos nesse objetivo”.Direcionando-se ao professor Adriano Silva, que participava de seu penúltimo ato como reitor, reconheceu “o grande trabalho que realizou à frente da Unemat”.

O Presidente do Conselho Estadual de Educação, Aguinaldo Garrido, reconheceu em seu discurso a honra e a capacidade da Unemat de encampar a meta proposta de transferência da universidade. Os cursos de Nova Mutum são iniciados com o reconhecimento de cinco anos pelo conselho.

O reitor Adriano Silva foi o último a se pronunciar. Disse que a ida da Unemat para Nova Mutum era um sonho antigo. Elogiou o trabalho empenhado pelos profissionais da Uninova e convocou os novos acadêmicos a “somar e melhorar Mato Grosso.” “Vivemos um momento de responsabilidade de fazer a Unemat crescer. A educação é o grande exercício de transformação da sociedade”. Referindo-se à entrega de seu cargo, que ocorre hoje, 12, afirmou que sai da reitoria com o sentimento de dever cumprido e continua a sua defesa pela educação de Mato Grosso.

Números sobre a Educação Superior brasileira
A professora Ana Di Renzo realizou uma aula inaugural após o pronunciamento das autoridades sobre os números da Educação Superior brasileira. Trouxe dados que atestam que a minoria dos alunos que ingressam na Educação Básica chega a se formar no Ensino Superior no país, especialmente em universidade públicas. “Uma vaga numa universidade pública é algo muito valioso no Brasil. Para cada aluno que entra, há muitos outros esperando que não conseguiram essa chance.”

Palavra dos alunos
Renan de Almeida ingressa no campus de Nova Mutum da Unemat para cursar Administração. “A expectativa é muito grande. Já tinha feito outros vestibulares. A vinda da Unemat foi boa pois dá acesso a uma universidade gratuita”.
André Tiboia também é calouro do curso de Administração. “Estou muito empolgado. Quero me especializar na área depois de formado. Temos agora uma universidade sem custos e isso é muito bom”.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114