Cuiabá | MT 29/03/2024
Nacional
Terça, 15 de abril de 2014, 17h58

Mais de 740 mídias ilegais foram apreendidas em operações de combate à pirataria


 No Brasil, 47% dos computadores adquiridos em revendas de informática são comercializados com software pirata instalado ou pré-infectados com malwares, incluindo Trojans e outros vírus perigosos, de acordo com estudo do IDC e da Universidade Nacional de Cingapura (NUS – National University of Singapore). Ainda segundo a pesquisa, a projeção para 2014 de custos dos consumidores para lidar com a pirataria de software chega a US$ 1,9 bilhões, na América Latina.

Ao longo do mês de março, autoridades policiais das regiões Sul e Sudeste no Brasil realizaram, com o apoio logístico da ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software), ações de busca e apreensão de software pirata contra revendas de informática. A abordagem faz parte dos esforços da entidade de combater a pirataria de software no país, cujo percentual ainda é de 53%, de acordo com estudo do IDC e da BSA - The Software Alliance.

No total, 25 lojas de informática foram abordadas e 741 mídias contendo cópias falsificadas de programas de computador foram apreendidas. A cidade de Uberaba (MG) liderou o número de itens apreendidos, com o total de 359 CDs e DVDs; seguida dos municípios de Limeira (SP) com 84; Chapecó (SC) 81; Rolândia (PR) 50; Passo Fundo (RS) 40; Londrina (PR) 40; Porto Alegre (PR) 31; Cambé (PR) 31 e Araraquara (SP) 25.

“Apesar do volume capturado parecer baixo, a grande preocupação é a capacidade de reprodução desses produtos que, muitas vezes, contém malwares (códigos maliciosos que podem por em risco os dados dos usuários). O estudo do IDC comprava que, em muitos casos, essas lojas vendem também computadores com o software pirata já instalado, sem que o consumidor desconfie que esteja sendo lesado”, destaca Jorge Sukarie, presidente da ABES.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114