Cuiabá | MT 25/04/2024
Nacional
Quinta, 16 de outubro de 2014, 17h39

Programa Nosso Peixe de Cuiabá é mostrado em Feira Nacional


Terá início nesta quinta-feira (16), em Cuiabá, a Feira Nacional de Peixes Nativos de Água Doce. O evento é promovido pelo Sebrae, com apoio da Associação dos Aquicultores do Estado de Mato Grosso (Aquamat) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento está entre os parceiros e expositores da feira, que prossegue até sábado no Centro de Eventos do Pantanal. Para o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Elias Alves de Andrade, este evento será importante para fomentar a produção pesqueira na zona rural da Capital.

Cerca de 60 empresas e instituições estarão com stands montados apresentando seus produtos e projetos voltados ao desenvolvimento da piscicultura. Paralelamente à feira, vai acontecer o Seminário Técnico de Peixes Nativos de Água Doce.

Elias informou que a participação da Prefeitura de Cuiabá será mostrar os avanços conseguidos através do Programa Nosso Peixe.

“Este programa, além de fomentar a piscicultura no município de Cuiabá, visa proporcionar alternativas de renda às famílias de pequenos produtores rurais do entorno da cidade”, explica o secretário.

A prefeitura de Cuiabá arca com a construção do tanque-viveiro, fornece os alevinos, dá assistência técnica e viabiliza a comercialização do pescado, através do Caminhão do Peixe.

Durante a feira, o caminhão estará estacionado no Centro de Eventos do Pantanal, mostrando como é feita a venda do pescado produzida nos cerca de 300 viveiros em operação na zona rural da capital.

Serão realizadas ainda mesas redondas, oficinas, clínicas tecnológicas, palestras e exposições de produtos voltados à pesca, como insumos, rações, máquinas e equipamentos. A feira contará também com uma praça de alimentação. A entrada é gratuita.

Curso

Um dos palestrantes do seminário será Fernando Kubitza, que é um dos maiores especialistas do país sobre piscicultura em viveiros. Ele falará sobre o tema ‘Produção segura e eficiente de peixes em viveiros’.

Fernando Kubitza é engenheiro agrônomo e há mais de 30 anos, ministra cursos e palestras sobre piscicultura no Brasil e no exterior. Ele tem mestrado em nutrição e é doutor em produção de peixes.

Nesta quinta-feira, ele ministra um curso sobre criação de peixes em viveiro para técnicos que atuam no Programa Nosso Peixe, da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento. O curso acontece na unidade fabril da Matsuda, localizado no contorno Sul.

Nesse curso os técnicos recebem informações sobre qualidade da água nos tanques, aeração, uso controlado de ração e estocagem de alevinos. Segundo ele, assim como na produção agrícola, a criação de peixes requer técnicas e cuidados para não aumentar os custos e reduzir os lucros. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114