Cuiabá | MT 19/04/2024
Nacional
Quinta, 23 de outubro de 2014, 18h39

Museu TAM incorpora duas novas aeronaves em acervo histórico


Em celebração do Dia do Aviador, instituição realiza evento aberto ao público para a chegada dos novos modelos

Uma das novidades é o primeiro motoplanador a dar volta ao mundo 

Para comemorar o Dia do Aviador,celebrado hoje (23), o Museu TAM promoverá um evento para anunciar a incorporação de duas aeronaves ao seu acervo histórico. Trata-se dofamoso motoplanador Ximango e do planador Colibri. Aberta ao público, a solenidade ocorrerá na área externa do museu, localizado em São Carlos (SP), no dia 25 de outubro, às 11h. O evento reunirá convidados especiais, como Gérard Moss, o primeiro piloto a dar a volta ao mundo em moto planador em 2001. O feito histórico foi realizado a bordo do Ximango, que agora passará a ser exposto ao público e preservado no Museu TAM. 

Além disso, os visitantes poderão conferir a apresentação do _Projeto Doce Flautistas_, grupo musical formado por crianças e jovens. O projeto, reconhecido em toda a região de São Carlos, oferece aos pequenos músicos a oportunidade de conviver com a arte e a cultura. Com forte presença da música popular brasileira, a apresentação será regida pelo grupo Matheus Ferreira e pela professora Caroline Maciel.

Produzido em fibra de vidro pela Aeromot, no Rio Grande do Sul, o Ximango possui boa velocidade e grande autonomia de voo. A oficina de restauração do museu efetuou alguns reparos, como a restauração de sua pintura original, substituição de algumas peças e ajustes de partes mecânicas. O procedimento levou aproximadamente três meses. Apesar de estar em plenas condições de voo, o avião não será mais utilizado devido a sua importância histórica.

"Estamos muito felizes com a chegada do Ximango. A aeronave, que já faz parte da história da aviação, é uma das peças mais raras do nosso acervo e uma das mais significativas aeronaves do Brasil", afirma João Amaro, presidente do Museu TAM.

Já o planador Colibri, cedido em comodato pelo Aeroclube de Bauru (SP) em janeiro deste ano, foi construído no Brasil pelo engenheiro mecânico Hendrich Kurt, no fim da década de 1930. O modelo foi responsável por uma grande contribuição para o voo à vela no país. 
O exemplar que entra em exposição no Museu TAM foi totalmente restaurado por estagiários da instituição.

Com as incorporações, o Museu TAM passa a exibir mais de 90 aeronaves no seu acervo em exposição. 

SERVIÇO - MUSEU TAM:

Endereço: Rodovia SP 318, km 249 - São Carlos (SP) Contato: (16) 3306-2020 Funcionamento: quarta-feira a domingo, das 10h às 16h Coordenadas para quem quiser ir de avião: latitude 21º52'35''S e longitude 047º54'12''W Ingressos: Às quartas-feiras a entrada é gratuita. Nos demais dias, R$ 25*, com meia entrada de R$ 12,50*, para estudantes e idosos de 60 a 65 anos. Idosos a partir de 65 anos e crianças de até 6 anos não pagam. São aceitos cartões de crédito (Mastercard e Visa) e cartões de débito.

   Estacionamento e wi-fi gratuitos




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114