Cuiabá | MT 28/03/2024
Nacional
Sábado, 20 de dezembro de 2014, 11h54

Rio recebe nova barca e quatro composições ferroviárias mais modernas


O Rio de Janeiro recebe uma nova barca e quatro composições de trens. Os veículos de transporte chegaram em um navio cargueiro proveniente da cidade chinesa de Guangzhou e servirão às concessionárias Barcas S.A – que faz o transporte hidroviário no estado – e Supervia, que administra os trens urbanos do Grande Rio.

Segundo a Secretaria Estadual de Transportes, essa é a primeira vez que um navio traz, na mesma viagem, duas categorias diferentes de transportes de massa.

A secretária de Transportes, Tatiana Carius, disse que mais seis embarcações do mesmo porte serão integradas à frota atual no próximo ano. “Juntas, as sete barcas vão possibilitar uma oferta de 24 mil lugares por hora no horário de rush, o dobro do número da média de passageiros transportados hoje no trajeto Praça XV–Araribóia [Niterói]”, disse.

A CCR Barcas, responsável pelo transporte aquaviário entre os dois municípios, informou que o novo catamarã, totalmente refrigerado e com capacidade para 2 mil passageiros, irá melhorar a travessia Rio–Niterói, proporcionando mais rapidez e conforto aos passageiros.

Henrique Guedes, de 35 anos, morador de São Gonçalo, diz que atualmente prefere andar de ônibus do que usar as barcas. “A barca pode ser uma roleta-russa. No dia em que tudo está funcionando, é uma maravilha, mas, caso ocorra algum problema, é terrível. Você corre o risco de perder toda a manhã e ainda ouvir piadas no trabalho”, desabafou.

A SuperVia informou que, das 70 composições chinesas que foram encomendadas pelo governo do estado, 20 já estão nos trilhos da concessionária. Os trens chineses são composições de quatro carros que contam com passagem interna entre eles, sistema que não permite a abertura de portas durante as viagens, circuito interno de câmera, painéis de LED, bagageiro e capacidade para transportar 1,2 mil pessoas.

Paralelamente, a empresa comprou dez trens nacionais (modelos de oito carros) e todos estão a serviço dos passageiros. Ainda de acordo com a companhia, com a chegada dos novos trens, composições mais antigas estão saindo de circulação. A previsão é que em 2016 os passageiros contarão com 100% de composições com ar-condicionado.

Johnny Clayton, de 20 anos, morador de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, é usuário dos trens da SuperVia. Ele gostou da aquisição de trens mais modernos e com aparelhos de ar condicionado e explica por quê: “em dias de muito calor, a temperatura parece chegar a 40ºC e, às vezes, pegamos veículos em péssimas condições de conservação. Algumas pessoas chegam a passar mal. Já presenciei casos em que o vagão estava de porta aberta.” 

ABr




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114