Cuiabá | MT 25/04/2024
Nacional
Sexta, 23 de janeiro de 2015, 21h56

Unidade móvel orienta jovens e realiza teste rápido para HIV/Aids


A ideia é que o veículo circule de forma itinerante, prestando orientações individuais e coletivas

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lança na terça-feira, 27, o Projeto Fique Sabendo Jovem na Capital, com o recebimento de uma unidade móvel preparada para prestar orientações sobre direitos sexuais e reprodutivos e realizar exames para diagnóstico rápido de HIV, sífilis e hepatite B. O ônibus, personalizado para o Projeto, será doado ao Município pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Na unidade móvel, profissional de saúde e jovem atuarão de forma conjunta para orientar, prioritariamente, jovens entre 15 e 24 anos em situação de risco ampliado para HIV/Aids. A cessão do veículo será oficializada em ato no Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10 – Centro Histórico) às 16h, com participação do prefeito em exercício Sebastião Melo, do secretário municipal de Saúde, Carlos Henrique Casartelli, e do representante da Unicef no Brasil, Gary Lee Sthal. Após o ato, haverá visitação ao veículo, que estará estacionado no Largo Glênio Peres a partir das 14h30.

O ônibus possui dois consultórios e uma sala de apoio ao diagnóstico, com uma equipe básica formada por enfermeiro, psicólogo e/ou assistente social e jovens mobilizadores da sociedade civil organizada, e é acessível a pessoas com deficiência. Na parte exterior, uma televisão possibilita aconselhamentos coletivos, a partir da exibição de vídeos educativos. A ideia é que o veículo circule de forma itinerante, nos bairros da Capital, prestando orientações individuais e coletivas, além da realização das testagens rápidas gratuitas. Os roteiros estão sendo definidos e devem ser anunciados nos próximos dias.

As ações de prevenção também serão realizadas com estudantes da rede pública de ensino e junto a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, com objetivo de melhorar o acesso desse público aos serviços de saúde e realizar o diagnóstico precoce do HIV, sífilis e hepatite B. "O diagnóstico precoce do HIV é essencial para o início do tratamento de forma oportuna, contribuindo para a redução de novas infecções", afirma Cristina Albuquerque, coordenadora do projeto e responsável pela área do HIV/aids do Unicef no Brasil. A unidade móvel tem capacidade para dar o diagnóstico em até 30 minutos após a realização do teste.

São parceiros do projeto, os Programas Conjuntos das Nações Unidas sobre o HIV/aids (Unaids); a prefeitura, por meio da secretaria de Saúde, o Mais Criança, Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids e entidades da sociedade civil.

De acordo com dados do Ministério da Saúde (2013), o número de casos de pessoas que vivem com Aids, em Porto Alegre, cresceu no panorama epidemiológico. Atualmente, são cerca de 96,2 casos novos para cada 100 mil habitantes na Capital, sendo que os dados apontam uma crescente na população jovem. A expectativa do projeto é trabalhar prevenção do HIV/Aids, Sífilis e Hepatites na população de adolescentes e jovens de Porto Alegre.

O projeto Fique Sabendo Jovem está sendo realizado em Porto Alegre desde agosto de 2014. O recebimento do veículo pela prefeitura possibilita o início dos trâmites para emplacamento do mesmo. Depois disso, a unidade móvel poderá circular na Capital para as ações do Projeto.

Informações sobre o Projeto são obtidas também nas redes sociais. No Facebook, o endereço é https://pt-br.facebook.com/uniceffiquesabendojovem. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114