Cuiabá | MT 29/03/2024
Nacional
Sábado, 31 de janeiro de 2015, 09h27

Bienal da Une começa amanhã com a presença de 12 mil estudantes


Com show de Arlindo Cruz e espetáculo de abertura no Circo Voador, festival recebe cerca de 12 mil estudantes de todas as regiões do país; programação é gratuita, aberta a toda a população e também conta com debates, seminários, oficinas, mostras artísticas e científicas

O maior festival estudantil da América Latina, a Bienal da UNE, tem seu início neste domingo, a partir das 17h, no Rio de Janeiro. O evento, que segue até o dia 6 de fevereiro (sexta), terá seu espetáculo de abertura no Circo Voador, seguido de show de Arlindo Cruz. O festival acontecerá entre a Fundição Progresso e os Arcos da Lapa e deverá receber cerca de 12 mil estudantes de todos os estados brasileiros. Toda a programação do evento é gratuita e aberta a população do Rio de Janeiro, envolvendo grandes shows e espetáculos de artistas brasileiros.

Entre as atrações musicais estão Alceu Valença, Pitty, Criolo, Cidade Negra. A companhia circense Intrépida Trupe (RJ) é um dos destaques das artes cênicas e o poeta Sérgio Vaz (SP), da Cooperifa, comandará um sarau especial durante o festival. Entre os debatedores do festival estão o cartunista Ziraldo, o publicitário Jéferson Monteiro (criador da página Dilma Bolada), os ministros da Cultura Juca Ferreira e da Secretaria Geral da Presidência Miguel Rossetto.

Durante os seis dias de evento, a programação se divide em seminários sobre assuntos como política, cultura, educação e saúde, além de debates voltados ao tema desta edição, #VOZESDOBRASIL. O festival ainda conta com mostras universitárias, reunindo mais de 200 atrações nas áreas da música, audiovisual, literatura, artes visuais, artes cênicas, extensão, ciência e tecnologia. 

.


Confira a íntegra da programação da Bienal da UNE aqui.

ABERTURA OFICIAL 9ª BIENAL DA UNE

Os 70 anos da morte de Mário de Andrade são pretexto para celebrar uma das figuras mais emblemáticas do movimento modernista brasileiro. A nova linguagem proposta pelo escritor no início dos anos 1920 se reinventará no espetáculo de abertura da 9ª Bienal, que acontecerá no Circo Voador, a partir das 17h. Macunaíma, nosso anti-herói tupiniquim, é o elemento central da encenação que contará com apresentação musical, instalações cenográficas, intervenções, interpretações cênicas, leituras de trechos modernistas e cortejo. Famosa lona da Lapa, o Circo Voador é um tradicional espaço cultural da cidade e referência da cena musical brasileira desde a década de 1980. Tem capacidade para cinco mil pessoas em uma arena que inclui palco, pista de dança e arquibancada. Inúmeras atrações nacionais e internacionais já se apresentaram no espaço.

#vozes do Brasil 

Sempre preocupada em investigar os elementos de formação do povo brasileiro, a Bienal da UNE destaca, dessa vez, a língua nacional com suas características, variações, misturas e possibilidades. A Bienal busca a polifonia das vozes que marcam a construção do país desde a colonização até os dias de hoje, traduzindo a brasilidade em um universo de modos de fala e escrita tão característicos de um país culturalmente rico e ainda marcado por fortes desigualdades.

Homenageados 

A cada edição, a Bienal da UNE homenageia artistas e intelectuais que foram importantes para cada uma das áreas contempladas no festival. Neste ano, os homens e mulheres celebrados dialogam o histórico de luta e ativismo da UNE. O homenageado na categoria audiovisual é Eduardo Coutinho; Em artes visuais, a homenageada é a artista autodidata Djanira da Motta, cujo centenário foi comemorado em 2014; Abdias do Nascimento é o homenageado das artes cênicas; O professor Ildeu de Castro Moreira é o homenageado de ciência & tecnologia; Na área da música, a homenageada é Dona Ivone Lara, sambista que completa 94 anos neste 2015; Horácio Macedo é o homenageado na área de projetos de extensão e, na literatura, a Bienal presta homenagem a um velho conhecido: Carlos Drummond de Andrade. Conheça mais sobre a história de cada homenageado em: http://www.bienaldaune.org.br

A Bienal da UNE

A Bienal da UNE já passou por Salvador (1999 e 2009); Recife e Olinda (2003, 2013); São Paulo (2005); e Rio de Janeiro (2001, 2007 e 2011). O festival tem como proposta valorizar a identidade nacional e conectar as produções juvenis do país, sendo um instrumento de mapeamento e difusão dessa produção.Apresenta também um qualificado rol de convidados entre pensadores, artistas, ativistas e outras figuras públicas em debates, grandes shows, exposições e atos públicos.

Já participaram da Bienal personagens como Gilberto Gil, Oscar Niemeyer, Aleida Guevara (filha de Che Guevara), Ariano Suassuna, Augusto Boal, José Leite Lopes, Ziraldo, Jorge Mautner, Alberto da Costa e Silva, Mino Carta, Serginho Groisman, Abdias do Nascimento, Ondjaki, Jards Macalé, Alceu Valença, Marcelo D2, Martinho da Vila, Racionais MCs, Beth Carvalho, Lenine, O Rappa, Tom Zé, Mr Catra e Naná Vasconcelos.

Serviço
O quê? 9ª Bienal da UNE
Quando? 01 a 06 de fevereiro de 2015
Quanto? GRATUITO
Onde? Lapa, Fundição Progresso e Circo Voador
Mais Informações? facebook.com/bienaldauneoficial ou www.bienaldaune.org.br




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114