Cuiabá | MT 29/03/2024
Nacional
Sexta, 20 de março de 2015, 09h33

Volkswagen do Brasil comemora redução de 11% no consumo de água em suas fábricas


A economia é resultado de investimentos em processos produtivos cada vez mais eficientes, captação e reúso de água, além de ideias criativas

Programa mundial da Volkswagen “Think Blue. Factory.” tem meta de reduzir em 25% o consumo de água e outros indicadores ambientais, até 2018

No Dia Mundial da Água (22/3), a Volkswagen do Brasil comemora a redução de cerca de 11% no consumo de água por veículo produzido em suas quatro fábricas no País, sendo três no Estado de São Paulo (São Bernardo do Campo, Taubaté e São Carlos – fábrica de motores) e uma no Paraná (São José dos Pinhais). A economia de água foi registrada ao comparar o fechamento de 2014 com 2010, e está alinhada ao programa mundial da Volkswagen “Think Blue. Factory.”, que tem a meta de reduzir em 25% os consumos de água e energias, a destinação de resíduos do processo produtivo a aterros e as emissões de CO2 e de solventes até 2018 (em relação a 2010), em todas as fábricas da Volkswagen no mundo.

O programa “Think Blue. Factory.” é parte da iniciativa global “Think Blue.”, da Volkswagen, que tem a meta de se tornar a fabricante de veículos mais sustentável do mundo. Lançada em 2010, a iniciativa global “Think Blue.” incorpora o objetivo de criar soluções e veículos ecologicamente corretos, tornando a mobilidade mais eficiente, sustentável e acessível a todos. O conceito também pretende influenciar a consciência pública sobre a importância da sustentabilidade.

A redução do consumo de água na Volkswagen do Brasil é resultado de investimentos em processos cada vez mais eficientes, captação e reúso do recurso, além de ações criativas desenvolvidas em todas as fábricas. “A Volkswagen do Brasil trabalha para que os processos produtivos utilizem cada vez menos água. O maior desafio é reduzir o volume de água na produção dos veículos; para isso, a empresa investe em processos e equipamentos extremamente inovadores e cada vez mais eficientes, que ao mesmo tempo aumentam a qualidade e a velocidade da fabricação. A empresa também reaproveita e capta o recurso, além de agir de forma estratégica, desenvolvendo iniciativas criativas para economizar água nas mais diversas áreas”, afirma o diretor de Engenharia de Manufatura da Volkswagen do Brasil, Celso Placeres.
Confira algumas iniciativas da Volkswagen do Brasil para economizar água

A Nova Pintura da fábrica de Taubaté estabeleceu padrões inovadores de tecnologia e proteção ambiental, se tornando referência na indústria automobilística brasileira. As inovações da área tornaram o processo de pintura ecológico, reduzindo em cerca de 23% o consumo de água por veículo produzido e em 30% o consumo de energia, em comparação a uma pintura convencional. Aliada a equipamentos e processos de alto rendimento e baixo consumo energético, a unidade também utiliza tintas à base d'água, permitindo uso mínimo de solventes e gás natural. Para a implementação da Nova Pintura, foram investidos R$ 427,8 milhões.

Em todas as fábricas da Volkswagen do Brasil, 100% dos veículos produzidos passam pelo teste de estanqueidade, na fase final da Montagem, para assegurar a qualidade da vedação; são verdadeiros “túneis de água”, como uma tormenta. A água utilizada no teste, já há anos, vem sendo coletada, filtrada (em filtros de areia) e recirculada, buscando o aproveitamento máximo do recurso. O aperfeiçoamento desse processo trouxe uma economia adicional, ao processo já existente de recirculação, de 698.000 litros nas três unidades produtivas da Volkswagen.

Na fábrica Anchieta, uma parceria com a Sabesp para fornecimento de água industrial permite que essa unidade da Volkswagen envie até 840 mil m³ de esgoto por ano para ser reciclado. Após o tratamento dos efluentes industriais, o esgoto da fábrica, inclusive o doméstico, é enviado para um coletor específico da Sabesp, conectado à fábrica Anchieta. Esses efluentes são enviados à Estação de Tratamento de Efluentes do ABC, no entorno de São Caetano do Sul, onde recebem novo tratamento. Em seguida, a Sabesp retorna parte do efluente para ser utilizado em processos industriais de outras empresas da região.

A fábrica de motores da Volkswagen do Brasil, em São Carlos, também conquistou avanços significativos em preservação dos recursos naturais e consumo consciente. Para a produção da nova geração de motores que equipam modelos como up!, Fox BlueMotion e as linhas 2015 da Saveiro Cross e Gol Rallye, foram implementadas linhas inovadoras de usinagem (processo que transforma a peça bruta em acabada). Altamente modernas, essas linhas contam com o sistema MQL (Mínima Quantidade de Líquido), no qual a necessidade de emulsão oleosa (formada por água e óleo refrigerante), típica dos processos de usinagem, foi drasticamente reduzida. Esse sistema utiliza em média 0,1l por hora de emulsão oleosa por máquina, o que reduz em 99% o seu consumo na etapa de usinagem, quando comparado ao sistema usual. Também na fábrica de motores, a troca de mais de 200 torneiras convencionais por automáticas e outras melhorias nos sanitários economizam 2,9 milhões de litros de água por ano.

Na fábrica de São José dos Pinhais, a água utilizada para verificar preventivamente o funcionamento das bombas da rede de incêndio é reutilizada para resfriar equipamentos de áreas produtivas, como alicates de solda e solda a laser, na Armação; e compressores, no setor de Utilidades. Trata-se de uma medida aparentemente simples, mas que economiza aproximadamente 10 milhões de litros ao ano.
Captação de água

A Volkswagen do Brasil conta com diversos sistemas de captação de água. Entre as iniciativas mais criativas está um projeto da fábrica Anchieta que reaproveita 22 mil litros de água industrial por mês, a qual é utilizada para resfriar equipamentos do processo industrial. Durante o resfriamento dos compressores, a água fria entra em contato com o equipamento, que está superaquecido; com o choque térmico, a umidade presente no ar muda para estado líquido, formando pequenas gotas na parte externa do aparelho, as quais são direcionadas para a caixa de resfriamento e passam por filtragem, para serem novamente utilizadas nos processos industriais; ou seja, nenhuma gota é perdida. Também há captação da água condensada do processo de compressão de ar, por meio do qual a água é extraída e filtrada para reúso.
A unidade Anchieta também capta água das chuvas, que se forem intensas podem gerar quantidade do recurso equivalente ao consumo médio diário da fábrica. Toda água que cai sobre o telhado de uma das alas é captada, tratada e utilizada nos processos industriais e na descarga dos sanitários. O processo é tão eficiente, que a fábrica Anchieta desenvolve projetos para coletar água também em outros telhados. A qualidade da água de chuva é monitorada, para assegurar a excelência nos processos.

Nas unidades São Carlos e São José dos Pinhais também há captação de água de chuva por meio de calhas nos prédios. Essa água é filtrada, passa por uma caixa de armazenamento, depois segue para a torre de resfriamento. Em seguida, é utilizada para reduzir a temperatura de máquinas no processo produtivo. Em São Carlos, depois de todo esse circuito, a mesma água ainda passa por um processo de drenagem, para manter a concentração ideal de sais minerais, e é novamente aproveitada para a lavagem dos racks que armazenam os motores produzidos pela fábrica. Apenas com o reaproveitamento de água nesses dois processos, a unidade de motores economiza cerca de 1,54 milhão de litros de água por ano.
Volkswagen do Brasil é premiada por ações de “Think Blue. Factory.”

A Volkswagen do Brasil recebeu diversos prêmios, no ano passado, por conta de suas iniciativas de sustentabilidade relacionadas ao programa “Think Blue. Factory.”. A empresa conquistou o “VIII Prêmio AEA de Meio Ambiente” na categoria Responsabilidade Ambiental, com o programa “Think Blue. Factory.”. Oferecido pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, o prêmio reconhece e homenageia empresas, universidades e reportagens jornalísticas que apresentam as melhores práticas relacionadas ao tema.
A unidade da Volkswagen em Taubaté recebeu o “Prêmio Vale Sustentável” nas categorias Sustentabilidade e Responsabilidade Social com os projetos “Nova Pintura, Excelência e Inovação Ambiental” e “Concurso de Projetos Sociais Volkswagen na Comunidade (promovido pela Fundação Volkswagen)”. O reconhecimento público foi conferido pela Rede Difusora de Comunicação e pela regional Taubaté do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

A Volkswagen do Brasil recebeu ainda o prêmio “Think Blue. Factory.” na categoria de melhores projetos de redução de consumo de água, em evento promovido pela Matriz da Volkswagen, na Alemanha. A subsidiária brasileira foi reconhecida pela iniciativa “Sistema de armazenamento de água da chuva e nos testes de Bombeiros para reutilização em torre de resfriamento”, da fábrica de São José dos Pinhais, citados acima.
O projeto ‘25% Melhores – Lançamento Oficial do “Think Blue. Factory.” no Brasil’ também recebeu, em 2014, o Prêmio Sustentabilidade, na categoria Desafios de Potencial e Crescimento do 13º Programa de Reconhecimento da Volkswagen do Brasil. A iniciativa da empresa reconhece anualmente os melhores projetos desenvolvidos por seus colaboradores.

 


Vista aérea da fábrica Anchieta, da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo; unidade capta água de chuvas e tem outras iniciativa 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114