Cuiabá | MT 19/04/2024
Nacional
Segunda, 20 de abril de 2015, 19h23

Oi instala novas antenas de televisão e internet em base do Brasil na Antártica


· Novas antenas são maiores e fornecem sinal de televisão, internet e telefonia móvel para Estação Almirante Ferraz
· Instalação foi completada em 28 dias, em trabalho realizado a temperaturas de até 30ºC negativos

A Oi instalou em março as novas antenas de telecomunicações da Estação Antártica Almirante Ferraz (ECAF), da Marinha Brasileira, no Polo Sul. As antenas têm 3,8 metros de diâmetro e pesam juntas 4,5 toneladas. Uma das antenas fornece o sinal de televisão para os pesquisadores e militares que trabalham na base, através do satélite Intelsat IF 805. A outra fornece o sinal de internet e de telefonia móvel, enviados pelo satélite Amazonas 3, da Hispamar.

O trabalho de instalação das novas antenas durou 28 dias e foi realizado por dois engenheiros da Oi e dois da Alcatel-Lucent. Neste período, a equipe trabalhou sob temperaturas de até 30°C negativos, tendo de lidar com ventos de 200 quilômetros por hora e tempestades que deixavam camadas de 30 centímetros de neve no solo. As novas antenas são maiores do que as que foram substituídas e contam com a proteção de uma capa especial e de um sistema com sensor que mantém a resistência dos equipamentos. Isso evita que elas sejam danificadas pela neve, que pode se infiltrar nos mecanismos com os ventos de mais de 100 quilômetros por hora que são comuns na Antártica.

A presença da Oi na Antártica garante o fornecimento de serviços integrados de voz, dados, internet, telefonia móvel e solução para recepção de sinal de TV – serviços que já eram fornecidos à EACF desde 2006 e foram restabelecidos em fevereiro de 2013, após o incêndio que atingiu a base. A Oi reconstruiu uma estação terrena de satélite para ligar a EACF à rede corporativa da Marinha, o que garante a conectividade dos militares e pesquisadores instalados na base e agilidade na comunicação com suas famílias, com a rede da Marinha e com demais centros de pesquisa e universidades em território brasileiro.

Além das antenas com sistema anticongelante, a Oi fornece os seguintes equipamentos à base brasileira: modems com sistema de chaveamento, roteadores, terminais para gerenciamento da estação, pressurizador e antenas de transmissão e recepção de sinais de telefonia móvel, além de 20 aparelhos de telefonia móvel disponibilizados para técnicos da Marinha e pesquisadores. O convênio entre Oi e Marinha prevê ainda o treinamento e qualificação anuais das equipes militares para a operacionalização do sistema e a manutenção dos equipamentos de telecomunicações. Além disso, a Oi realiza revisão e manutenção preventiva dos equipamentos instalados na base da Antártica. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114