Cuiabá | MT 29/03/2024
Nacional
Quarta, 29 de abril de 2015, 16h17

Oi inicia modernização de rede de banda larga para aumentar qualidade de transmissão


· Nova arquitetura de rede vai aumentar velocidade de downloads e qualidade de vídeos de alta definição, além de reduzir custos de operação para a companhia

· Meta é beneficiar cerca de 6 milhões de clientes de banda larga fixa e móvel até 2016

A Oi começou a implantar uma nova arquitetura para sua rede de comunicação de dados em banda larga, que vai aumentar a eficiência dos serviços prestados a seus clientes e proporcionar economia na operação de infraestrutura da empresa. Com a nova arquitetura de rede, os clientes da banda larga fixa e móvel da Oi vão realizar downloads de forma mais rápida, assistir a canais de vídeos em alta definição com maior qualidade e realizar chamadas de vídeo e voz. A inovação que está sendo adotada permite a utilização mais eficiente da totalidade de banda disponível em momentos de maior consumo, evitando assim congestionamento e lentidão na rede.

A nova arquitetura, que começou a ser implantada no fim de 2014 em parceria com a Alcatel-Lucent, é do tipo “single edge”. Trata-se de um tipo de arquitetura de rede de telecomunicações que permite oferecer serviços de redes de acesso, tais como móvel, banda larga, IPTV e B2B, a partir de uma mesma plataforma. Ao eliminar a necessidade de gerenciamento individualizado para cada tipo de rede de acesso, o “single edge” garante agilidade na solução de problemas, além de proporcionar redução de custos com manutenção e operação. Com a inovação, será possível reduzir em quase 50% o número de equipamentos na planta de rede de acesso IP da Oi.

A implantação da nova arquitetura começou por cidades escolhidas como prioritárias, mas o projeto em sua totalidade prevê o atendimento em 167 municípios até 2016, beneficiando cerca de 6 milhões de assinantes banda larga e mais de 9 mil clientes corporativos da Oi.

A Oi e a Alcatel-Lucent já são parceiras em outro projeto estruturante em andamento: a implantação de uma tecnologia inovadora que vai ampliar em até 57 vezes a capacidade de transmissão de dados no backbone (a espinha dorsal de uma rede de telecomunicações) da Oi. O projeto se baseia no uso de equipamentos OTN (Optical Transport Network) em circuitos de 100GB que cobrem uma extensão de 30 mil quilômetros de rede. Com isso, o backbone da Oi ganha ainda mais robustez para atender ao crescente consumo de dados nos próximos anos, tendência mundial no setor de telecom. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114