Cuiabá | MT 28/03/2024
Nacional
Terça, 19 de maio de 2015, 17h54

Brasileiros vão trabalhar cerca 150 dias para pagar tributos, afirma Fenacon


Mas para especialista em tributação, o contribuinte não está sendo respeitado

O Revista Brasil desta segunda-feira (18) entrevistou Mário Berti, presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon). De acordo com o presidente da Fenacon, em 2015, os brasileiros vão trabalhar cerca 150 dias para pagar tributos federais, estaduais e municipais. Isso significa que os valores recebidos pelos contribuintes até 31 de maio serão destinados a impostos, taxas e contribuições. Há 20 anos, esse número correspondia a 106 dias, segundo dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), disse Mário Berti.

A estatística é baseada em dados oficiais que apontam que até o mês de maio o contribuinte trabalha só para pagar impostos, afirma o presidente da Fenacon.

Portanto, diz o representante nacional das empresas de serviços contábeis, não está existindo respeito ao contribuinte porque as medidas que continuam a progredir por conta de possíveis problemas de caixa de governo, quem acaba pagando a conta é o contribuinte. Hoje, a carga tributária sobre a produção de riquezas no Brasil, que é o PIB, chega a 35%, chegando ao ponto de ser insuportável.

O Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte é comemorado 25 de maio. Na data a Fenacon realiza ato público denominado de “corte do bolo tributário”.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114