Cuiabá | MT 29/03/2024
Nacional
Quinta, 28 de maio de 2015, 06h12

Goiás terá atividades na Assembleia Legislativa e em escolas


               Projeto de lei propõe inclusão desses produtos na alimentação escolar do estado

A abertura oficial da 11º Semana de Alimentos Orgânicos em Goiás ocorrerá no dia 9 de junho, a partir das 9h, no auditório da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Goiás (SFA/GO), em Goiânia. O evento contará com palestras e distribuição de material. No dia 10, às 14h, haverá uma audiência pública na Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa de Goiás para apresentar o projeto de lei sobre a obrigatoriedade de inclusão de alimentos orgânicos ou de base agroecológica na alimentação escolar. Na parte da manhã do mesmo dia, será promovido uma feira de produtos orgânicos, no pátio da Assembleia Legislativa.

A Semana dos Alimentos Orgânicos (SAO) em Goiânia contará também com a realização de cozinha experimental. A primeira turma será formada por alunos do Instituto Dom Fernando/PUC Goiás, na faixa etária de 4 a 15 anos, no período de 26 a 29 de maio. A segunda turma é para alunos a partir de 16 anos e será promovida nos dias 1º e 2 de junho, na sede da SFA/GO.

Haverá também degustação de chás medicinais, no Parque Areião (Setor Pedro Ludovico), no dia 8 de junho, e no Parque Flamboyant (Setor Jardim Goiás), no dia 9. No dia 10, a degustação será no Bosque dos Buritis (Setor Oeste) e na Alameda Ricardo Paranhos (Setor Marista), no dia 11. Já no dia 12, os interessados poderão, além de degustar os chás medicinais, participar de aula de Chi Cong com a professora Mônica Freire, no Parque Vaca Brava (Setor Bueno).

O encerramento da 11º Semana de Alimentos Orgânicos será no dia 13 de junho (sábado), com um café da manhã orgânico, no Mercado Municipal (Centro). Os agricultores também poderão conhecer a produção orgânica no Dia de Campo a ser realizado no dia 14 de junho (domingo), na Fazenda Nossa Senhora Aparecida, em Hidrolândia/GO, no período da manhã.

Iniciativa

A Semana dos Alimentos Orgânicos é uma iniciativa da Coordenação de Agroecologia do Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (Coagre/Depros/SDC), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O evento é organizado todos os anos para oferecer informações aos consumidores sobre os produtos orgânicos, onde encontrá-los e como são produzidos. A proposta é divulgar para a população os benefícios ambientais, sociais e nutricionais desses alimentos.

A semana conta com diversos parceiros, como a Secretaria-Geral da Presidência da República, o Ministério da Pesca e Aquicultura, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério da Saúde, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Ministério da Educação, Ministério da Fazenda e a Biodiversidade para a Alimentação e Nutrição (BFN).

Hoje, a área de orgânicos no Brasil é de cerca de 750 mil hectares, contando com mais de 10 mil produtores e aproximadamente 13 mil unidades de produção. A programação completa está disponível em www.agricultura.gov.br/semana-dos-organicos.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114