Cuiabá | MT 18/04/2024
Nacional
Sábado, 30 de maio de 2015, 16h06

Olimpíada Brasileira de Matemática recebe inscrições até domingo


Termina no domingo (31) o prazo de inscrições para a 37ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). As inscrições, gratuitas, devem ser realizadas pelas instituições interessadas apenas na página da competição.

Criada em 1979, a OBM envolveu em 2014 mais de 564 mil estudantes e seus professores. A competição, além de promover a melhoria do ensino de matemática e contribuir para a descoberta precoce de talentos para as ciências em geral, seleciona os estudantes para formar as equipes que competirão em representação o Brasil em olimpíadas internacionais, que reúnem os melhores talentos de cada país na área.

Para concorrer, os estudantes devem estar matriculados numa instituição de ensino e participar em um dos seguintes níveis:

Nível 1: alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental;
Nível 2: alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental;
Nível 3: alunos do ensino médio;
Nível U: estudantes de graduação.

Cada fase, de caráter eliminatório e classificatório, será realizada nacionalmente, segundo o seguinte calendário:
Primeira fase: 12 de junho (nas instituições cadastradas)
Segunda fase: 18 de setembro (nas instituições cadastradas)
Terceira fase: 17 e 18 de outubro (em locais a serem definidos por cada coordenador regional da OBM).
Como parte da premiação, serão entregues medalhas de ouro, prata e bronze, que serão distribuídas segundo percentuais de acerto, além de certificados de menção honrosa. A lista de premiados será divulgada em dezembro.

Sobre a Olimpíada

A OBM é uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); do Ministério da Educação (MEC) por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); da Academia Brasileira de Ciências (ABC); e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat). (Fonte: Impa 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114