Cuiabá | MT 29/03/2024
Nacional
Domingo, 31 de maio de 2015, 09h06

Seis estados e DF prestaram contas sobre investimenro em educação


Termina hoje (31) o prazo para os estados enviarem as informações sobre os investimentos feitos em educação no ano passado. De acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), 20 estados ainda não prestaram contas.

Segundo os dados disponíveis no site do FNDE na sexta-feira (29), prestaram contas o Distrito Federal, os estados do Pará, Tocantins, de Sergipe, da Bahia, do Rio de Janeiro e de Goiás. A prestação de contas deve ser feita no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação, disponível no site do FNDE.

Pela Constituição, os entes federativos devem investir no mínimo 25% do que arrecadam em educação. Se o estado ou município não investir esse mínimo em manutenção e desenvolvimento do ensino, o FNDE envia, automaticamente, um comunicado aos tribunais de contas estaduais e ao Ministério Público informando o descumprimento da norma.

Quem não cumprir o prazo ou não conseguir comprovar o investimento mínimo fica inadimplente no Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias do governo federal. Com isso, deixa de receber recursos de transferências voluntárias da União e fica impossibilitado de firmar novos convênios com órgãos federais.

O prazo para que os municípios prestassem contas encerrou-se no dia 30 de abril. Ainda assim, quase um quarto dos municípios (23,95%) ainda não prestou contas e está inadimplente. Os municípíos podem regularizar a situação também pelo Siope. Roraima (26,66%), Alagoas (40,19%), Acre (45,45%) e Rio de Janeiro (53,26%) são os estados com as menores porcentagens de municípios que prestaram contas. 

 

ABr




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114