Cuiabá | MT 29/03/2024
Nacional
Quarta, 24 de junho de 2015, 13h09

Governo lança programa Emprega Rede na segunda-feira


O Governo do Estado lança na próxima segunda-feira (29.06) o Emprega Rede, programa que vai promover trabalho e renda à população em situação de vulnerabilidade e risco social, além de acesso aos direitos por meio da articulação e integração de políticas públicas, iniciativa privada e sociedade civil. O lançamento no auditório Clóves Vetoratto, Palácio Paiaguás, às 9h.

O programa tem como público alvo todo cidadão mato-grossense, do jovem ao idoso, em especial aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade. “Reformulamos completamente o programa para que o Estado consiga efetivamente proporcionar às pessoas do Cadastro Único oportunidade de vagas no mercado de trabalho e a emancipação”, explica Valdiney de Arruda, secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), pasta idealizadora do novo modelo do Emprega Rede.

As principais portas de entrada do programa serão os Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas). Dali, o cidadão será encaminhado para uma unidade do Sine, onde receberá atendimento de uma equipe especializada (psicólogo e assistente social).

O trabalhador também poderá ser encaminhado ao Sine por meio de Delegacias de Polícia e do Programa Ação Integrada (PAI) e assim ter acesso a cursos de qualificação, a oportunidades no mercado de trabalho e inclusive ao programa de Microcrédito.

“Todo cidadão será beneficiado, mas teremos uma missão especial de atender os egressos de medidas socioeducativas, pessoas com deficiência, egressos do trabalho escravo e infantil, trabalhadores acima de 45 anos, jovens e mulheres vítimas de violência”, adianta o secretário.

Os egressos de medidas socioeducativas terão a oportunidade de inserção no processo ensino-aprendizagem e no mercado de trabalho. Pessoas com deficiência serão tratadas com prioridade e as empresas serão sensibilizadas para abrir maior número de vagas a este público. E as mulheres vítimas de violência terão atenção especializada e garantia de acesso a oportunidade de independência e autonomia.

O programa ainda beneficiará egressos do trabalho escravo, oferecendo-lhes qualificação e encaminhamento ao trabalho decente. Já os egressos do trabalho infantil serão acompanhados no processo ensino-aprendizagem e suas respectivas famílias também terão prioridade.

O Emprega Rede ainda favorecerá a emancipação de famílias com crianças em situação de acolhimento a fim de que elas retornem o mais breve possível para seus lares. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114