Cuiabá | MT 19/04/2024
Nacional
Terça, 07 de julho de 2015, 22h07

Concurso de redação tem mais de 190 escolas inscritas


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) contabilizou 194 escolas inscritas no concurso de redação ‘Rondon: de sertanista sonhador a desbravador de fronteiras’, destinado a alunos da rede estadual. A iniciativa tem o objetivo de avaliar a capacidade de criação, expressão e escrita dos alunos do ensino fundamental, médio e da Educação de Jovens e Adultos sobre a vida e a obra do historiador.

Escolas de todas as regiões do estado se inscreveram. O polo de Cuiabá lidera o ranking de inscritos com o total de 50 unidades, englobando além da capital (com 28 escolas), os municípios de Acorizal (1), Jangada (3), Nossa Senhora do Livramento (1), Poconé (3), Santo Antônio de Leverger (4) e Várzea Grande (10). Em segundo lugar, com o total de 19 escolas inscritas, está o polo de Rondonópolis (seis escolas), Alto Araguaia (1), Alto Garças (1), Dom Aquino (1), Guiratinga (1), Jaciara (4), Juscimeira (1), Novo Santo Antônio (1), Pedra Preta (1) e São Pedro da Cipa (1). O terceiro lugar, com 14 unidades escolares inscritas, é o de Tangará da Serra (6), Barra do Bugres (3), Nova Olímpia (2) e Sapezal (1).

Conforme a coordenadora de Projetos Educativos da Seduc, Mariana Máximo, a participação de concursos de redação externos ainda não é uma prática corriqueira nas escolas, por isso, a Seduc comemora a quantidade de participantes. “Vemos que por meio dos bons exemplos o aprendizado demonstra uma relação de identidade e isso o marechal Rondon proporciona. O mimoseano Cândido que se torna o marechal patrono das comunicações certamente é um modelo para todos os mato-grossenses. Por essa relevância e a possibilidade dos nossos alunos se espelharem em bons exemplos como este é que estamos contentes com essa disponibilidade das escolas em participarem”.

O concurso é dividido em três categorias: 1º ciclo para os três primeiros anos do ensino fundamental, que devem mostrar o que sabem sobre o patrono da comunicação em desenho. O 2º e 3º ciclo do ensino fundamental vão produzir poemas e o ensino médio vai produzir um artigo opinativo.

Na etapa estadual serão premiados os 18 melhores textos selecionados, sendo três de cada categoria e por ano escolar/modalidade. Os alunos vencedores e seus respectivos professores participarão do encontro dos alunos premiados que se realizará em Cuiabá, em data, horário e local a ser definido por ocasião da Cerimônia de Premiação, posteriormente divulgada nos postais do Governo do Estado de Mato Grosso e da Seduc.

Os prêmios para professor medalha e um notebook, para o aluno medalha e um tablet, e para a escola um Kit Multimídia. Além disso, o Governo de Mato Grosso sorteará um aluno vencedor, dentre os 18 premiados, que levará sua turma para uma visita especial ao Palácio Paiaguás. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114