Cuiabá | MT 29/03/2024
Nacional
Quinta, 30 de julho de 2015, 20h46

Abertas inscrições para 14º Mostra de Audiovisual Universitário América Latina UFMT


O Cineclube Coxiponés da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) está com as inscrições abertas, até amanhã (31), para a 14ª Mostra de Audiovisual Universitário – América Latina (MAUAL), que acontecerá de 9 a 13 de novembro, no Teatro Universitário, campus de Cuiabá. Elas podem ser feitas presencialmente na sede do Cineclube, no Centro Cultural da UFMT, via sedex ou online. Todas as informações estão contidas na página oficial do evento e também podem ser recebidas pelo telefone (65) 3615 8349 ou pelo endereço eletrônico cinecoxipones@gmail.com.

Em 2015, a 14ª edição chega com várias inovações. Além da mostra competitiva de filmes, dos seminários, painéis e oficinas que já são consagrados na Mostra Universitária da UFMT, o evento trará sessões itinerantes em escolas públicas de Cuiabá e reabre as ações de audiovisual no Teatro Universitário, durante o evento em novembro. Haverá novidades também na premiação, que este ano conta o patrocínio do Banco da Amazônia.

Segundo o coordenador do evento e supervisor do Cineclube Coxiponés, professor Moacir Francisco Barros, desde o ano passado, a MAUAL tem ampliado a participação para os países da América Latina de língua espanhola, buscando o intercâmbio cultural com outras universidades. “Ampliamos a mostra tornando-a latino-americana, o que nos trouxe muitos frutos e, sobretudo, um intercâmbio de produções com os países da América Latina, aliando cinema ao movimento de transformação social”, afirma Moacir Francisco.

Ele destaca ainda o esforço da UFMT, por meio da Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev), para produzir eventos e ações culturais gratuitas para a sociedade. “Ao longo desses 14 anos de existência, fomos aprendendo, redescobrindo coisas e, acima disso, buscando oferecer sempre o melhor para os interessados em audiovisual. Mesmo com poucos recursos, mantivemos a periodicidade sempre primando por trazer ao estudante oportunidades de exibição do seu filme e de novos conhecimentos sobre audiovisual“, comenta o professor Moacir Francisco.

A Mostra de Audiovisual Universitário tem como meta o desenvolvimento de ações que promovam o amplo debate do fazer e do consumo de audiovisual, abrindo o diálogo tanto com estudantes – principalmente das áreas de Comunicação e Artes – como com a comunidade interna em geral e a comunidade externa à UFMT. Ao longo dos anos, vários painéis, seminários, oficinas e mostras diversificadas foram sendo oferecidas como forma de suscitar debates e estimular a prática do audiovisual. Muitos dos jovens realizadores e produtores que participaram de edições da Mostra de Audiovisual Universitário da UFMT hoje se encontram em atividade em Mato Grosso, qualificando o nosso mercado de audiovisual. “Isso é o que nos gratifica e nos serve como referência para que nossas ações avancem cada vez mais”, declara Caroline Araújo, produtora executiva da 14ª Mostra de Audiovisual Universitário.

O Cineclube Coxiponés encontra-se em atividade desde 1977, sendo a mais antiga e ativa instituição ligada ao audiovisual em Mato Grosso. Há 14 anos ininterruptos realiza a Mostra de Audiovisual Universitário América Latina UFMT, hoje a única vitrine no Estado para a exibição de filmes universitários brasileiros e latino-americanos. O evento vem se consolidando como espaço democrático e provocativo que proporciona, além da exibição, o debate com os realizadores e a troca de informações sobre o fazer audiovisual entre estudantes e o público participante.

Desde sua primeira edição foram exibidos mais de 800 filmes oriundos dos 26 Estados e Distrito Federal. Ao longo dos anos, as exibições se refletiram no incremento da produção regional de audiovisual com a crescente participação de realizadores mato-grossenses. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114