Cuiabá | MT 28/03/2024
Nacional
Segunda, 03 de agosto de 2015, 19h21

Trabalhadores da alimentação pedem apoio da Setas para enfrentar desemprego


O fechamento de vários frigoríficos em Mato Grosso, que resultaram em centenas de demissões, levou líderes dos trabalhadores da alimentação no Estado a pedir o apoio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) para enfrentar a situação.

Os sindicalistas, acompanhados do presidente da Força Sindical, Manoel de Souza, apresentaram um panorama das demissões. “Estamos presenciando o anúncio de um caos no setor da alimentação e por isso recorremos ao secretário Valdiney de Arruda, que já vivenciou as nossas dificuldades e é um conhecedor da base dos trabalhadores, para que juntos possamos encontrar uma saída”, observou.

O secretário propôs aos trabalhadores da alimentação a criação de uma câmara técnica para discutir problemas que afligem a categoria, assim como no caso dos trabalhadores da construção civil. A proposta agradou o grupo.

“Sentimos que esta reunião será um pontapé fundamental para o enfrentamento do momento de transformação que o segmento está passando e nós queremos dar a nossa contribuição para que possamos, juntos, chegar ao governador e contribuir para que um estado tão rico não seja demonstrado como pobre e com alto índice de desemprego”, afirmou Manoel de Souza, completando: “Queremos um Estado rico em produção e rico também em qualidade de vida”.

O secretário Valdiney de Arruda convidou os líderes sindicais para nova reunião com o propósito de formalizar a criação da câmara técnica e que deverá reunir representantes dos empresários do setor da alimentação, dos trabalhadores e também do Governo do Estado. “Essa comissão tripartite fará um levantamento da situação do setor e buscará mecanismos para reduzir os impactos das demissões”, ressaltou.

O gestor lembrou a Setas lançou o programa Emprega Rede com a finalidade de facilitar o acesso do trabalhador ao mercado de trabalho por meio de capacitações e da intermediação de mão de obra em rede.

“Passamos os primeiros cinco meses deste ano estudando, juntamente com a Organização Internacional do Trabalho, a criação deste programa que tem por objetivo a promoção da inclusão produtiva. O Emprega Rede já está sendo aplicado. E é seguindo a orientação do governador Pedro Taques de não deixar nenhum mato-grossense para trás que vamos dar um encaminhamento ao pedido dos trabalhadores da alimentação”, finalizou o secretário. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114