Cuiabá | MT 28/03/2024
Nacional
Quinta, 26 de novembro de 2015, 20h23

Bolsa Família 14,7 milhões de alunos acompanhados na escola


Foto: Ubirajara Machado

Dados de agosto e setembro deste ano apontam que 95,3% de crianças e adolescentes cumpriram a frequência escolar exigida pelo programa.

Brasília – A estudante Larissa Rabelo de Oliveira, de 12 anos, está na quinta série do Centro Educacional Riacho Fundo, em Brasília. Seu irmão, Sérgio Isaac, 7 anos, está no primeiro ano do Centro de Educação Infantil do Riacho Fundo II. “Eles vão para a escola todo dia. Só faltam aula em caso de doença”, diz a mãe Acatiane Rabelo dos Santos, 29 anos, beneficiária do Bolsa Família. Larissa e Sérgio Isaac moram com a mãe, o pai e o irmão mais novo, de 11 meses, no Riacho Fundo II, região administrativa do Distrito Federal.

“Eles já foram para a escola sem algum material, quando a gente não recebia o Bolsa Família. Sem mochila e caderno, porque é caro. Agora, eles têm material”, conta Acatiane. “Eu tiro do valor do Bolsa Família para o que precisa em casa e separo para o material da escola”, explica. Ela, que não tem trabalho fixo, faz bico como diarista, e o marido Sérgio, 31 anos, faz bico como ajudante de serralheiro. Acatiane considera importante a exigência do programa para garantir a frequência escolar dos filhos. “Criança tem que estar na escola.”

Assim como Larissa e Sérgio Isaac, mais de 14,7 milhões de estudantes das famílias beneficiárias do Bolsa Família em todo o Brasil tiveram a frequência escolar acompanhada nos meses de agosto e setembro deste ano. Entre estas crianças e adolescentes, 95,3% cumpriram a exigência do programa: 85% de presença em sala de aula para alunos entre 6 e 15 anos e 75%, no mínimo, para os de 16 e 17 anos. 

“Essa frequência escolar elevada e contínua que temos observado nos resultados tem repercutido positivamente nos indicadores educacionais dessas crianças”, avalia o diretor de Condicionalidades do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Eduardo Pereira. “Acompanhar esse universo de crianças num tamanho do país como o Brasil é um trabalho numa escala importante. Há uma estabilidade nesse número de acompanhamento. O que sinaliza que o sistema de acompanhamento está bem montado da forma que está funcionando.”

Veja aqui o resultado do acompanhamento em cada município

O objetivo das condicionalidades, tanto de educação quanto de saúde, é estimular os beneficiários do Bolsa Família a acessar os serviços públicos. “Existe o compromisso do beneficiário, de acessar e utilizar os sistemas de educação e de saúde, e também do poder público, de ofertar esses serviços para os beneficiários”, explica Pereira. O diretor também aponta que os resultados educacionais positivos gerados pelo cumprimento da frequência escolar auxiliam a criança e a família, posteriormente, a superar a situação de pobreza.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114