Cuiabá | MT 18/04/2024
Nacional
Terça, 01 de dezembro de 2015, 12h57

Alerta de recall para Volkswagen e Mercedes-Benz


Duas empresas protocolaram campanha de chamamento na Senacon para corrigir defeitos em nove modelos de carros
Brasília, 30/11/15- A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ) informa que duas empresas protocolaram campanha de chamamento (Recall) para os veículos Volkswagen Gol (modelos 2014 e 2015) e Mercedes-Benz, Classes A, B, C, CLA, GLA, SLK (fabricados entre 17 de julho e 31 de agosto de 2015) e GLA, (ano/modelo 2015).

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.

Volkswagen - A empresa Volkswagen do Brasil Indústria de Veículos Automotores LTDA chama os proprietários dos veículos Gol, modelos 2014 e 2015, fabricados entre 2 de dezembro de 2013 e 3 de agosto de 2015, para avaliação e, se necessário, instalação de componente adicional e, caso constatado dano nos componentes internos, a substituição da lanterna traseira danificada. De acordo com a Volkswagen, a campanha de chamamento, com início em 26 de novembro de 2015, abrange 170.443 automóveis colocados no mercado de consumo, com numerações de chassi, não sequenciais, compreendidas entre os intervalos EP130414 e FP571481.

Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a Volkswagen destacou ter constatado a "possibilidade de dano ao circuito elétrico do componente e consequente falha da iluminação traseira do veículo". Nessa hipótese, diante da falha da iluminação traseira, haverá "risco de danos graves ou fatais aos ocupantes e/ou terceiros, em razão da falha da iluminação na lanterna traseira".

Mercedes-Benz - A empresa Mercedes-Benz do Brasil LTDA chama os proprietários dos veículos Mercedes-Benz Classes A, B, C, CLA, GLA e SLK, todas as versões equipadas com motores de quatro cilindros, fabricados entre 17 de julho e 31 de agosto de 2015, para substituição da solda do eixo do comando de válvulas de exaustão dos motores. De acordo com a Mercedes-Benz, a Campanha de Chamamento, com início em 26 de novembro de 2015, abrange 179 (cento e setenta e nove) automóveis colocados no mercado de consumo, com numerações de chassi, não sequenciais, compreendidas entre os intervalos WDCTG4DW3FJ170753 e WDDMH4DW9FN132207.

Quanto aos riscos à saúde e à segurança do consumidor, a Mercedes-Benz declarou que "a inconformidade poderá levar à perda da potência do motor e, remotamente, a sua quebra, com a consequente imobilização do veículo, podendo provocar acidentes, com possíveis danos físicos aos ocupantes dos veículos e/ou terceiros".

A empresa Mercedes-Benz do Brasil LTDA chama também os proprietários dos veículos Mercedes-Benz, Classe GLA, ano/modelo 2015/2015, para substituição dos eixos dos comandos de válvula de admissão e exaustão do motor. De acordo com a Mercedes-Benz, a Campanha de Chamamento, com início do atendimento programado para 15 de dezembro de 2015, abrange 1 (um) automóvel colocado no mercado de consumo, com numeração de chassi WDCTG4DW9FJ180011, distribuído no estado de Mato Grosso.

Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a MBBras destacou ter constatado a "possibilidade da solda dos eixos dos comandos de válvula de admissão e exaustão do motor não ter sido executada corretamente, o que pode ocasionar à perda da potência do motor”. Nessa condição, "a perda de potência do motor, e eventualmente sua quebra, poderá causar a parada do veículo, podendo provocar acidentes e danos físicos aos ocupantes do veículo e/ou terceiros". 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114