Cuiabá | MT 28/03/2024
Nacional
Sexta, 01 de julho de 2016, 16h22

Mais 1,1 mil brigadistas irão atuar no combate a incêndios


O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) anunciou a contratação de 1.152 brigadistas, que vão atuar no combate a incêndios florestais em 72 unidades de conservação (UCs) federais, a maioria localizada em áreas de maior risco de fogo nesse período do ano (veja lista aqui).

Inicialmente, seriam contratados apenas 450 brigadistas. Com o aumento do contingente, as unidades ganham um reforço importante. “Essa ampliação vai nos ajudar muito. Já temos brigadistas capacitados em várias unidades. Agora, é só providenciar a contratação e colocar as equipes em campo”, disse o coordenador de Emergências Ambientais do ICMBio, Christian Berlinck.

O ICMBio também está promovendo uma série de ações preventivas nas unidades de conservação para evitar incêndios. “Desde maio, estamos providenciando os aceiros (faixa de terra limpa para evitar a passagem do fogo) e orientando as comunidades do entorno das unidades sobre condutas que colocam em risco a natureza”, afirmou Berlinck.

Todos os anos, no período da seca (junho a outubro) nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste, ocorrem muitos incêndios florestais. Por negligência ou ação criminosa, em sua grande maioria, os incêndios são causados pela ação humana e podem gerar grandes prejuízos à natureza, destruindo a fauna e a flora.

Para evitar incêndios, o ICMBio, que administra 325 unidades de conservação federais em todo o País, divulga informações para conscientizar as pessoas sobre hábitos que colocam a natureza em risco.

A Coordenação de Emergências Ambientais, responsável pelas ações de controle e combate a incêndios, lembra que os meses de agosto e setembro são os mais secos e, portanto, os mais críticos. Nesses meses, o fogo costuma ter maior intensidade e pode facilmente sair do controle.

Entre as principais causas de incêndio, estão a limpeza de pastagem para agricultura e pecuária, a queima de entulho, as fogueiras e a prática ilegal de soltar balões.

Recomendações

Para garantir a proteção do meio ambiente, a Coordenação de Emergências Ambientais dá as seguintes orientações:

Moradores ou vistantes de áreas verdes

-Evite o uso do fogo, que deve ser substituído por lanternas ou outros equipamentos não inflamáveis;
Evite, também, a queima de lixo e entulho em áreas de vegetação. O ideal é que esse tipo de material tenha destinação adequada, como aterros sanitários, coleta seletiva, compostagem (técnica de reciclagem do lixo orgânico), entre outras.
Agricultores e pecuaristas

-Adote medidas preventivas para que o fogo não se torne um incêndio; Produtores rurais usam o fogo para limpar o terreno para plantio, combater pragas e renovar a pastagem. A queima controlada é passível de autorização em alguns Estados;
Para realizar uma queima dentro da legalidade, o produtor rural deve antes obter uma autorização no órgão ambiental competente, que fornecerá todas as orientações necessárias (período e horários permitidos, por exemplo). Porém, o fogo para agricultura e pecuária deve ser evitado nos meses mais secos e quentes do ano. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114