Cuiabá | MT 29/03/2024
Nacional
Terça, 19 de julho de 2016, 08h54

MEC divulga resultado de exame de proficiência em português


O Ministério da Educação divulgou no Diário Oficial da União da última sexta-feira (15) o resultado do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras).

As notas da primeira edição estão disponíveis para consulta pela internet. As provas foram realizadas entre os dias 26 e 28 de abril, em 25 postos aplicadores no Brasil e em 65 credenciados no exterior.

Notas

O resultado está dividido em quatro níveis de proficiência. Aqueles que obtiveram pontuação entre 2 e 2,75 estão classificados no nível intermediário; entre 2,76 e 3,5, no intermediário superior; entre 3,51 e 4,25, no avançado; entre 4,26 e 5, no avançado superior. Fica sem a certificação quem obteve menos de dois pontos.

Certificação

O Celpe-Bras, sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), é o único documento brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente.

O certificado é aceito internacionalmente em empresas e instituições de ensino. No Brasil, é exigido pelas universidades para ingresso de pessoas de outras nacionalidades em cursos de graduação e em programas de pós-graduação e também para a validação de diplomas estrangeiros.

O primeiro teste foi aplicado em 1998 e, desde 2009, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o responsável pelo exame.

Provas

O Celpe-Bras avalia a compreensão oral, a compreensão escrita, a produção oral e a produção escrita em Língua Portuguesa. Por isso, o exame é dividido em duas partes: uma escrita, com duração de três horas, e outra oral, que leva 20 minutos.

A próxima edição do Celpe-Bras será aplicada em outubro. Podem se inscrever pela internet cidadãos estrangeiros maiores de 16 anos, cuja língua materna não seja o português e que tenham cursado até pelo menos o equivalente ao ensino fundamental.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114