Cuiabá | MT 19/04/2024
Nacional
Quarta, 31 de agosto de 2016, 09h27

Brasil Alfabetizado atende 167 mil jovens em todo o Brasil


O Ministério da Educação (MEC) esclarece que o programa Brasil Alfabetizado, desenvolvido para alfabetização de jovens, adultos e idosos, está sendo executado pelo governo federal com atendimento pleno de 167 mil pessoas no ciclo de 2016.

De acordo com o MEC, o programa conta com 17.445 turmas ativadas e 17.088 alfabetizadores, sendo 2.902 coordenadores e 105 tradutores/intérpretes de língua brasileira de sinais (libras).

Como o programa Brasil Alfabetizado não faz parte da grade curricular do ano letivo, ele funciona por ciclo e não por exercício anual. Por isso, as turmas do programa para 2016 foram abertas em outubro de 2015, para execução este ano.

O Brasil ainda possui 600 mil crianças fora da pré-escola, só 11% das crianças têm leitura plena; cerca de 1,7 milhão de jovens acima de 15 anos estão fora da escola e 13 milhões de jovens acima de 15 anos são analfabetos plenos.

Em nota, o ministério diz que o governo em exercício considera a alfabetização uma política pública de educação prioritária e que está discutindo o problema com vários segmentos da sociedade – educadores, gestores, sociedade civil – e avaliando os programas de alfabetização existentes. “Essa é uma agenda urgente para o País que está sendo enfrentada pelo governo Temer”, explica.

Brasil Alfabetizado

O programa Brasil Alfabetizado tem o objetivo de promover a superação do analfabetismo entre jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos e contribuir para a universalização do ensino fundamental no Brasil.

Sua concepção reconhece a educação como direito humano e a oferta pública da alfabetização como porta de entrada para a educação e a escolarização das pessoas ao longo de toda a vida. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114