Cuiabá | MT 29/03/2024
Nacional
Sexta, 30 de setembro de 2016, 16h03

FAB realiza troca da Bandeira Nacional neste domingo (2)


O Sexto Comando Regional da Força Aérea promove neste domingo (2), às 9h, a solenidade de substituição da Bandeira Nacional. A cerimônia acontece na Praça dos Três Poderes, em Brasília, e dará início às comemorações do Dia do Aviador. Celebrado em 23 de outubro, o dia lembra o voo pioneiro de Santos Dumont, realizado em 1906.

Uma vez por mês a bandeira na Praça dos Três Poderes é substituída em solenidade realizada pela Marinha, Exército ou pela Aeronáutica, além do governo do Distrito Federal (GDF), que se revezam na organização do evento. Objetivo é despertar e incentivar na população o sentimento cívico e o culto aos símbolos nacionais.

"A troca da bandeira nacional é uma solenidade cívico-militar de muito júblio e a nossa expectativa é que a população, a sociedade brasiliense, compareça e participe do evento", ressaltou o Major-Brigadeiro Rui Chagas Mesquita.

Durante a cerimônia será realizado o hasteamento do Pavilhão Nacional ao som do Hino Nacional, a salva de 21 tiros de canhão e o desfile de sete grupamentos militares, incluindo um composto por tripulantes de aeronaves da FAB.

A Bandeira

A Bandeira Nacional está permanentemente hasteada a 100 metros do chão. Medindo 286 m², está presa a um mastro especial formado por 24 hastes metálicas, construído como símbolo de diálogo e de convergência de todas as unidades da Federação e dos três poderes da República. A substituição da bandeira ocorre no primeiro domingo de cada mês desde 1973.

Na base do mastro está escrito: “Sob a guarda do povo brasileiro, nesta Praça dos Três Poderes, a Bandeira, sempre no alto – visão permanente da Pátria”. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114