Cuiabá | MT 19/04/2024
Nacional
Sexta, 21 de outubro de 2016, 12h31

Parlamento Juvenil tem 79 candidatos classificados


O Ministério da Educação divulgou esta semana a relação dos 79 candidatos classificados para o Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). Os projetos foram escolhidos pelas secretarias de Educação de cada estado e do Distrito Federal e pelas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Apesar de estar prevista no edital a classificação de 108 jovens (quatro por unidade federativa), em algumas dessas unidades houve candidatura única ou número inferior a quatro concorrentes.

A partir de agora, a seleção entra na segunda fase, em que será escolhido um representante por unidade da Federação e totalizados 27 parlamentares juvenis brasileiros.

Para participar da eleição, que começa no dia 30 próximo e vai até 5 de novembro, os interessados devem fazer o cadastramento na página do Parlamento Juvenil na internet e indicar o representante da unidade federativa. Na página, estão disponíveis os perfis de todos os candidatos classificados. O resultado será divulgado em 10 de novembro próximo. A relação dos candidatos classificados também está disponível na página do PJM.

Os escolhidos para representar o Brasil no PJM terão de nortear as discussões pelo tema O Ensino Médio que Queremos e elaborar documento com propostas que abordem as necessidades e anseios comuns da juventude dos países do Mercosul (Argentina, Uruguai e Paraguai) e associados (Bolívia e Colômbia).

Coordenado pela Assessoria Internacional do MEC, o PJM busca promover o protagonismo juvenil, de forma a contribuir para a integração regional dos jovens parlamentares. Os eleitos para um mandato de dois anos discutem, aprovam e recomendam a adoção de políticas educativas que promovam a cidadania e uma cultura de paz e respeito à democracia, aos direitos humanos e ao meio ambiente.

O projeto de protagonismo juvenil para estudantes do ensino médio surgiu no setor educacional do Mercosul e, em cada edição (2010, 2012 e 2014), foram selecionados 27 estudantes brasileiros. O projeto, que prevê mandato de dois anos, está iniciando a quarta edição (2016-2018). Os parlamentares juvenis do Mercosul concentram as discussões em cinco eixos temáticos: inclusão educativa, gênero, jovens e trabalho, participação cidadã dos jovens e direitos humanos. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114