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Nacional
Sexta, 21 de outubro de 2016, 16h32

Ministério da Justiça faz alerta para recall de veículos Jeep Renegade e Fiat Uno


O Ministério da Justiça e Cidadania informa, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), que a FCA FIAT CHRYSLER AUTOMÓVEIS BRASIL LTDA. protocolou campanha de recall dos veículos Jeep Renegade, ano/modelo 2016, e Fiat Novo Uno, ano/modelo 2015/2016, em razão de possibilidade de falha do air bag do passageiro.

De acordo com a empresa responsável, a campanha de chamamento terá início de atendimento em 31 de outubro de 2016. No total, a ação abrange 5.454 veículos. Destes, 3.932 são do modelo Renegade produzidos em Goiana, município de Pernambuco, e comercializados exclusivamente no Brasil, entre 23 de setembro e 12 de dezembro de 2015.

Outros 1.522 veículos são do modelo Novo Uno, produzidos em Betim, Minas Gerais. Os automóveis foram vendidos exclusivamente no Brasil, no período de 12 de agosto de 2015 a 22 de fevereiro de 2016. Os modelos Renagade foram colocados no mercado de consumo com numeração de chassi, não sequencial, compreendida entre os intervalos 988611122GK032308 a 988611151GK049020. Para os veículos do modelo Novo Uno: 9BD195A6MG0714811 a 9BD195A6MG0752858.

Segurança

Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a FCA destacou ter constatado a possibilidade de uma "falha no processo produtivo do subfornecedor do componente (ARC), que comprometeu a estrutura do módulo do air bag em razão da obstrução de parte dos orifícios existentes na peça para saída dos gases, os quais funcionam como reguladores da pressão exercida pelo propelente [material pirotécnico] em caso de abertura do air bag".

Nessa condição, "tal falha poderá, em caso de colisão capaz de acionar o air bag do passageiro, aumentar excessivamente a pressão interna do componente e possibilitar o rompimento do alojamento do inflador, provocando a dispersão de fragmentos de metal juntamente com a bolsa deflagrada" podendo causar, "danos físicos graves ao passageiro, bem como demais ocupantes do veículo".

Defesa do consumidor

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.

Mais informações podem ser obtidas junto à FCA, por meio da Central de Serviços ao Cliente JEEP, pelo telefone 0800 703 7150 ou pela internet. Detalhes sobre a campanha de recall também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça e Cidadania




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