Cuiabá | MT 24/04/2024
Nacional
Terça, 25 de outubro de 2016, 17h02

ICMBio divulga estudo sobre conservação de cavernas


O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizou uma série de estudos sobre o impacto de empreendimentos e atividades próximos a cavernas. O resultado da ação foi a publicação de dois documentos sobre Sismografia Aplicada à Proteção do Patrimônio Espeleológico.

A iniciativa tem como objetivo impedir que as vibrações sísmicas – movimentos vibratórios das partículas das rochas – causadas pela mineração, construção de rodovias, ferrovias, obras de engenharia, entre outros fatores, possam causar danos irreversíveis às cavernas, como sua derrubada parcial e até total.

Segundo os gestores do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav), o documento é uma contribuição técnica a ser utilizada em análises de estudos de impactos ambientais de regiões onde haja cavernas. Nele, são estabelecidas diretrizes e orientações necessárias para controlar vibrações decorrentes das construções de empreendimentos.

Esse conjunto de material, segundo o Cecav, poderá contribuir para a elaboração de termos de referência em processos de licenciamento ambiental.

A expectativa é de que, com a utilização dessas diretrizes, os órgãos licenciadores passem a ter maior domínio técnico sobre o tema e maior segurança no momento da avaliação e, quando necessário, tenham meios alternativos e adequados para conservação desses patrimônios naturais.

Preservação das cavernas

A preservação e conservação das cavernas, sítios espeleológicos e suas respectivas áreas de influência visa à manutenção dos sistemas ecológicos, sensíveis e diferenciados. Nas cavernas, podem ser desenvolvidos estudos científicos minuciosos e sistemáticos em diversos campos do conhecimento.

Entre os importantes papéis que as cavernas desempenham no meio ambiente está o de atuar no armazenamento estratégico de água, com a carga e recarga de aquíferos. Além disso, ressaltam os gestores do Cecav, os ambientes cavernícolas registram informações relativas aos processos geológicos, possibilitando pesquisar a origem, a formação e as sucessivas transformações da litologia (estudo especializado em rochas e suas camadas) local e do paleoclima (clima de determinado período pré-histórico).

As cavernas são também opções para atividades turísticas e esportivas.

Confira os documentos




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114