Cuiabá | MT 28/03/2024
Nacional
Quarta, 26 de abril de 2017, 17h13

Governo discute Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)


Os países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), inclusive o Brasil, terão novos desafios para cumprir até 2030. Dentro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), há 169 metas a serem cumpridas por meio de ações integradas entre os ministérios, agências e órgãos públicos.

O assunto foi tratado em reunião, realizada terça-feira (25), com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, e o secretário Nacional de Articulação Social da Presidência da República, Henrique Vila da Costa Ferreira.

"O MCTIC tem uma responsabilidade muito grande junto a todos os ministérios para que o governo federal possa dar o seu exemplo somando as prioridades, potencializando as ações e criando condições de fiscalizar o que acontece no Brasil, em qualquer dimensão", afirmou Kassab.

Os ODS 2016-2030 sucedem os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM 2000-2015) e, devido ao protagonismo internacional do Brasil no cumprimento das metas dos ODM, o País conquistou assento no Grupo de Alto Nível da ONU que acompanha a implementação mundial da Agenda 2030.

Segundo o secretário Henrique Vila, a iniciativa traz um compromisso do governo com as metas internacionais. "É uma agenda de longo prazo e trata de temas que são absolutamente fundamentais para a população brasileira: pobreza, saneamento, mortalidade infantil. São grandes os objetivos e dialogam o tempo todo com os nossos problemas."

Agenda 2030

Em 2015, os países-membros das Nações Unidas assumiram o compromisso de implementar uma agenda universal e integrada, intitulada "Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável".

Ao governo brasileiro coube o papel de orientar ações articuladas e integradas para internalizar e interiorizar a agenda.

"É uma agenda global de desenvolvimento sustentável que reúne quase 200 países da ONU. Diversas ações estão em andamento no Brasil, ações de integração e chamamento à governança. A ideia é fazer uma leitura interna nos órgãos de como podem contribuir para essa agenda por meio de seus programas, projetos e iniciativas", disse Henrique Vila.

Veja abaixo quais são os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares;

2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável;

3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades;

4. Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos;

5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas;

6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos;

7. Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos;

8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos;

9. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação;

10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles;

11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;

12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis;

13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos;

14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável;

15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade;

16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis;

17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114