Cuiabá | MT 23/04/2024
Nacional
Domingo, 11 de junho de 2017, 13h13

Agência da ONU firma parceria com Virada Sustentável para promoção dos objetivos globais


O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Instituto Virada Sustentável assinaram no início de junho um memorando de entendimento com o objetivo de promover ações integradas no âmbito local para fortalecer a implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Com a parceria, as edições da Virada Sustentável terão o apoio do PNUD para mapear ações que dialogam com os objetivos globais e fortalecem o alcance do desenvolvimento sustentável, com foco na erradicação da pobreza, no crescimento econômico e na sustentabilidade do planeta.

Para as edições de 2017, estão previstas ações de capacitação sobre os ODS, mapeamento da Agenda 2030 nos eventos e apoio em atividades que envolvam a divulgação do tema. O objetivo é promover a ação social colaborativa com diferentes setores da sociedade para garantir o alcance do desenvolvimento sustentável no país.

“A Virada Sustentável sempre defendeu uma visão integrada de sustentabilidade, que engloba, mas não se restringe, aos temas ambientais. Os ODS são hoje a agenda global mais representativa dessa visão para a construção de um planeta mais justo até 2030. E ações locais colaboram diretamente com esse propósito. Por isso, a parceria com o PNUD é fundamental para avançarmos nesse debate”, afirmou o diretor-executivo do Instituto Virada Sustentável, André Palhano.

A primeira ação será a projeção dos ícones dos ODS no Cristo Redentor, nesta quarta-feira (8), no Rio de Janeiro. A ação dará início à Virada Sustentável na cidade. Entre 9 e 11 de junho, iniciativas em diferentes pontos da capital fluminense discutirão ações locais de promoção da sustentabilidade.

“Só teremos o alcance da Agenda 2030 com ações coordenadas que dialoguem diretamente com as necessidades locais. A Virada Sustentável, que reúne representantes da sociedade civil, governos, setor privado, academia e mídia, é uma grande aliada para discutirmos com a sociedade, de forma prática e direta, quais as reais necessidades para erradicarmos a pobreza, promovermos o crescimento econômico e garantirmos a sustentabilidade do planeta”, afirmou o assessor sênior do PNUD Brasil, Haroldo Machado Filho.

Além da edição do Rio de Janeiro, as cidades de São Paulo (SP), Campinas (SP), Manaus (AM), Salvador (BA) e Sinop (MT) também receberão edições da Virada Sustentável neste ano. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114