Cuiabá | MT 23/04/2024
Nacional
Domingo, 12 de novembro de 2017, 21h57

Projeto do PNUD promove maior eficiência energética em edifícios brasileiros


Ar-condicionado regularizado traz economia de energia elétrica e maior conforto para os usuários. Foto: Flickr /Jan Tik

Sistemas de ar-condicionado regularizados trazem economia de energia elétrica e maior conforto para os usuários. Essa foi uma das conclusões apontadas pelo síndico Rogério Melo, que trabalha em um edifício de São Paulo, participante de projeto realizado por Ministério do Meio Ambiente em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

A iniciativa “Demonstrativo para o Gerenciamento de Chillers” (máquinas térmicas) é promovida no âmbito do Protocolo de Montreal, um tratado internacional para proteger a Camada de Ozônio.

Os resultados da ação foram apresentados a cerca de 30 síndicos de edifícios comerciais e engenheiros reunidos no “Encontro dos Síndicos 2017”, no Rio de Janeiro, realizado no fim de outubro (24 e 25) como parte de evento organizado pela Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (PREVI).

“O Protocolo de Montreal tem foco na eliminação de substâncias destruidoras do ozônio. Esse projeto tem uma convergência muito grande com eficiência energética”, explicou Tomaz Cleto, especialista em comissionamento — ou seja, técnicas e procedimentos de engenharia para verificar, inspecionar e testar cada componente físico de um edifício e de seus sistemas — de um prédio existente.

O especialista em refrigeração Maurício Rodrigues comentou que, para o ar-condicionado funcionar de maneira adequada, ele não pode resfriar pouco nem em abundância. “Se as pessoas estão passando frio, o sistema não está servindo para seu fim, que é o conforto do usuário”, disse. “O retrocomissionamento é uma ferramenta importante para garantir manutenção e funcionamento adequados do ar-condicionado”, completou.

O projeto realizou estudo de retrocomissionamento em quatro edificações, sendo duas em São Paulo, uma em Fortaleza e outra em Cuiabá. O edifício apontado por Melo no evento está, atualmente, em fase de implementação das adequações necessárias indicadas nos estudos, demonstrado os benefícios diretos gerados com os resultados alcançados pelo projeto.

Entre as responsabilidades de um síndico, está a manutenção adequada do sistema de refrigeração dos condomínios, para a garantia do funcionamento adequado dos aparelhos de ar-condicionado, visando à eficiência energética do prédio e ao conforto dos usuários.

“Percebemos que, com a implementação dos resultados obtidos no estudo, temos maior eficiência energética e deixamos o edifício mais atrativo para o mercado, nos preocupando também com a questão da sustentabilidade”, complementou o síndico.

O estudo apontou ainda a importância do recolhimento e da destinação adequados dos fluidos refrigerantes CFC-11 e HCFC-22, danosos para a camada de ozônio, evitando assim que essas substâncias sejam liberadas na atmosfera.

Para que os usuários tenham acesso aos estudos de retrocomissionamento e conheçam a forma adequada de manejar as substâncias frigoríficas destruidoras da camada de ozônio em chillers, foram produzidas as publicações Guia Prático sobre Sistemas de Água Gelada e Manual sobre Sistemas de Água Gelada – volumes 1, 2 e 3.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114