Cuiabá | MT 18/04/2024
Nacional
Sexta, 12 de outubro de 2018, 10h02

Estudos apoiados pela Fapesp ganham Prêmio Capes de Tese 2018


O Prêmio Capes de Tese 2018 anunciou as 42 pesquisas vencedoras, que estão disponíveis em lista on-line com os nomes dos pesquisadores, seus trabalhos, instituição e orientadores. O prêmio contemplou com menção honrosa outras 81 teses.

Entre as melhores teses defendidas no ano de 2017 selecionadas pela premiação, nove pesquisas contaram com apoio Fapesp: “Mulheres, performance e ativismo: a ressignificação dos discursos feministas na cena latino-americana”, de Stela Regina Fischer; “Purificação e caracterização de peptidases presentes no veneno do escorpião Tityus serrulatus”, de Daniela Cajado de Oliveira Souza Carvalho; “Efeito do processamento de alta pressão isostática em enzimas coagulantes do leite”, de Bruno Ricardo de Castro Leite Júnior; “De Reims a Varennes: as linguagens da autoridade política na França revolucionária”, de Roberta Kelly Soromenho Nicolete; “Biodigestão anaeróbia termofílica de vinhaça em sistemas combinados do tipo acidogênico-metanogênico para potencialização da recuperação de bioenergia em biorrefinarias de cana-de-açúcar de primeira geração”, de Lucas Tadeu Fuess; “Tratamento de efluentes de banhos de eletrodeposição isentos de cianeto por eletrodiálise visando à recuperação de água e insumos”, de Tatiana Scarazzato; “Guerreiros Ngunis: cultura e poder na construção do mundo em Gaza (Sul de Moçambique, Século XIX)”, de Gabriela Aparecida dos Santos; “Processos de formação da precipitação: um estudo sobre a microfísica, a interação com aerossóis e o ciclo de vida da nuvem a partir de medidas de radares e aeronaves”, de Micael Amore Cecchini.

Thanan Rodrigues também foi premiado com a tese “From oligo to eutrophic inland waters: advancements and challenges for bio-optical modeling”, que faz parte de projeto com apoio da Fapesp.

Além disso, receberam Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2018 os seguintes bolsistas da Fapesp: Lucas Coelho Marliere Arruda, Nicolau Dela Bandera Arco Netto, Talita Aline Comunian, Flavio Contrera, Dener Márcio da Silva Oliveira, Ana Paula Paes do Santos, Lucas Coelho Marlière Arruda, Licia Pazzoto Cacciari, Daniel Pecoraro Demarque, Flavia Renata Abe, Breno Andrade Zuppolini, Matheus Pinheiro Ferreira, Camila Soares López, Thiago Junqueira Ribeiro de Rezende e Aline Fernanda de Souza.

Também recebeu menção honrosa Henrique Bucker Ribeiro, que fez a tese de doutorado no MackGraphe, centro de pesquisas apoiado pela Fapesp.

Criado em 2005, o Prêmio Capes de Tese é oferecido anualmente às melhores teses de doutorado em cada uma das 49 áreas do conhecimento. Os critérios de premiação devem considerar a originalidade do trabalho, sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação, além da valorização dada pelo sistema educacional ao candidato.

Duas teses, em cada uma das áreas, também poderão ser agraciadas com a Menção Honrosa. São concedidos, ainda, prêmios especiais para trabalhos em áreas predeterminadas, em parceria com a Fundação Carlos Chagas e a Comissão Fulbright. Por fim, há a entrega do Grande Prêmio Capes de Tese, concedido em parceria com a Fundação Conrado Wessel, à tese de maior destaque de cada área da Ciência (científica, saúde e humanas).

A cerimônia de entrega dos prêmios ocorrerá no dia 13 de dezembro, em Brasília.  

Agência Fapesp




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114