Cuiabá | MT 19/04/2024
Nacional
Quarta, 31 de julho de 2019, 13h49

Pesca da tainha na temporada 2019 termina nesta quarta-feira


Portaria foi publicada declarando o fim das atividades este ano. Embarcações têm até 48 horas para realizar o último desembarque

A Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP) publicou nesta quarta-feira (31) a portaria que encerra a pesca da tainha nas modalidades cerco/traineira e de emalhe anilhado, na temporada 2019. A medida já está em vigor.

Para a modalidade cerco/traineira, as embarcações que ainda estiverem em atividade no mar poderão realizar o último desembarque em até 48 horas após o encerramento da temporada. Já para a modalidade de emalhe anilhado, as embarcações terão o prazo de até 24 horas para encerrar a captura.

Neste ano, a liberação ocorreu em maio, quando o ministério publicou as instruções normativas que estabeleceram número máximo de autorizações para a pesca de tainha, critérios e os procedimentos para a concessão de autorização para a safra de pesca nas regiões Sudeste e Sul.

No entanto, em junho, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) suspendeu a pesca industrial, após o Ministério Público questionar o SisTainha. A Advocacia-Geral da União (AGU) apresentou recurso e mostrou que o sistema passou a operar regularmente e que o Ibama tem o acesso a todas as informações referentes às capturas feitas pelas embarcações. Com isso, o TRF4 liberou a atividade para barcos industriais sem irregularidades e que não tinham interrompido sem justificativa o sistema de controle via satélite na última safra.

O sistema online SisTainha foi criado para integrar dados sobre a pesca da tainha fornecidos por pescadores na safra 2019.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114