Cuiabá | MT 23/04/2024
Nacional
Quinta, 25 de março de 2021, 03h39

OMS alerta para crescimento perigoso da Covid no BR


.

A Organização Pan-Americana da Saúde, Opas, o braço da Organização Mundial da Saúde (OMS) nas Américas, alerta para a terrível situação no Brasil devido à pandemia de Covid-19.

Falando a jornalistas em Washington, nos Estados Unidos, a diretora-geral da agência, Carissa Etienne, afirmou que o vírus continua crescendo perigosamente em todo o país, com casos e mortes aumentando e a ocupação de leitos de UTI, que já faltam em muitos estados.

 

Prevenção

Para a chefe da Opas, é fundamental que todos os brasileiros adotem as medidas preventivas que estão sendo colocadas em prática para desacelerar a transmissão do vírus.

 

Etienne contou que a situação já afeta os países vizinhos. Os casos sobem na Venezuela perto da fronteira com o Brasil. Na semana passada, mais de 1,2 milhão de pessoas foram diagnosticadas com Covid-19 nas Américas e mais de 31,2 mil morreram da doença. Houve mais notificações nesses sete dias do que na semana anterior.

 

Os casos começaram a estagnar em países como Estados Unidos, Canadá, México e Panamá, mas aumentaram na Guatemala, no Chile, Paraguaia e no Uruguai.

 

No Caribe, a maioria dos casos ocorreu na Jamaica, onde aumentaram continuamente por várias semanas. Outras altas ocorrem em Cuba, Aruba, Curaçao e Antigua e Barbuda. Para Carissa Etienne, esta situação é uma emergência ativa de saúde pública.

 

Vacinação

Até ontem (24/03), as campanhas de imunização tinham começado em 33 dos 35 estados da Região. Até o momento, foram aplicadas mais de 155 milhões de doses.

A agência atua com Haiti e Cuba, que ainda não começaram a vacinar, para avançar nesse processo.

 

Até o momento, a Covax entregou 2.161.800 doses para a região, incluindo mais de 1 milhão ao Brasil no último domingo. Essa semana, mais de 100 mil doses devem chegar a El Salvador, Belize e Suriname.

 

UNICEF

Mas a chefe da Organização Pan-Americana da Saúde- Opas diz que essas quantidades ainda não são suficientes. Para Etienne, “o mundo inteiro depende de poucos fabricantes” e a comunidade internacional deve “encontrar maneiras de compartilhar vacinas de forma mais equitativa entre os países.”

 

Segurança

Ela contou ainda que “a aceitação da vacina tem sido alta”, dizendo que isso “é uma notícia muito boa.” E, quando a oferta aumentar, “não haverá outra região no mundo melhor preparada para entregar vacinas com rapidez e segurança” do que as Américas.

 

Carissa Etienne afirma que estes países “têm uma longa tradição de inovação em vacinas e sistemas de imunização bem estabelecidos”, capacidades desenvolvidas ao longo de décadas de luta contra doenças como poliomielite, sarampo, gripe e febre amarela.

 

Para a diretora-geral, a região manteve as taxas de vacinação relativamente estáveis durante a pandemia. Houve uma queda durante a primeira onda do vírus, mas a cobertura se recuperou no final do ano. Segundo ela, “esta é uma conquista notável.”  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114