Cuiabá | MT 19/04/2024
Nacional
Segunda, 29 de março de 2021, 21h29

Conheça o plano estratégico do instituto para 2021?2023


O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) lançou, no início de março, o Plano Estratégico 2021–2023 — Construindo o Inmetro 4.0. O documento reúne compromissos (objetivos e metas) para esse peri?odo de tempo, considerando as capacidades organizacionais e os recursos disponi?veis do instituto.

O principal intuito do plano é adaptar o Inmetro à sociedade 4.0. Esse conceito, por sua vez, é entendido pelo instituto como um momento que se caracteriza pela rapidez, observada na atualidade, com que a tecnologia se torna disponi?vel para as pessoas grac?as a fatores como capacidade de processamento de dados, interconectividade e transmissa?o de dados.

O plano quer transformar as duas grandes áreas nas quais o Inmetro atua, o apoio tecnolo?gico a?s organizac?o?es e o apoio ao funcionamento dos mercados, pois, segundo a entidade, as organizac?o?es esta?o se transformando radicalmente, e o mercado tambe?m. “Conectividade, internet das coisas, biotecnologia, ciberne?tica, robo?tica sa?o necessidades fundamentais para o desenvolvimento do pai?s, e o Instituto tem que responder estas novas demandas com uma atuac?a?o ousada, corajosa e voltada para gerar valor para a sociedade”, destaca o documento do plano estratégico.

O Inmetro busca ser uma caixa de ferramentas para o setor produtivo e para o mercado, para tornar-se, dessa maneira, o Inmetro 4.0. O planejamento estratégico que resultou no plano durou dez meses e ocorreu em quatro etapas: definic?a?o da missa?o do Inmetro, definic?a?o da estrutura de macroprocessos finali?sticos, ana?lise estrate?gica e formulac?a?o estrate?gica.

Objetivos estratégicos
O plano define seis objetivos estrate?gicos. Cada um com as próprias metas e indicadores de controle:

Prover soluc?o?es tecnolo?gicas de infraestrutura da qualidade ao setor produtivo, com e?nfase em demandas da economia 4.0

Aumentar os esforc?os dedicados a projetos de parceria com o setor produtivo, especialmente no que se refere a?queles voltados para a Indu?stria 4.0.

Aumentar a eficiência regulatória em alinhamento aos princípios de liberdade econômica

A simplificac?a?o regulato?ria (reduc?a?o ou consolidac?a?o de atos normativos) e a eficie?ncia processual (agilidade na ana?lise de processos) sa?o primordiais para a reduc?a?o do custo de fazer nego?cios no pai?s.

Aumentar a efetividade das ações de supervisão de mercado no escopo regulatório

A supervisa?o de mercado e? crucial para o desempenho da economia de um modo geral. Este objetivo visa na?o apenas a aplicar a cobertura da supervisa?o, mas tambe?m a aumentar o uso de informac?o?es de intelige?ncia sobre o mercado para tornar a supervisa?o mais eficiente.

Fortalecer a atividade da avaliação da conformidade no país

De acordo com o plano, “o Inmetro parece ter chegado ao limite de sua capacidade de gerir esquemas de avaliac?a?o da conformidade da forma como vem fazendo historicamente”. Esse objetivo pretende levar o instituto a apoiar o surgimento de outros proprieta?rios de esquema de avaliac?a?o da conformidade, quer governamentais, quer privados.

Tornar mais efetiva a superação de barreiras técnicas ao comércio exterior

Conhecer com mais detalhes as necessidades dos agentes relacionados ao come?rcio exterior no que se refere a? superac?a?o de barreiras te?cnicas, para que possa melhor direcionar as ac?o?es e, assim, ampliar e aprimorar as ac?o?es que visam a facilitar o acesso a mercados.

Ressignificar a compreensão entre a sociedade e o Inmetro

O Inmetro atualmente e? reconhecido como uma instituic?a?o de protec?a?o do consumidor e pelo exerci?cio do poder de poli?cia administrativa. Esse posicionamento da imagem na?o condiz com a missa?o institucional e dificulta a atuac?a?o no apoio ao desenvolvimento tecnolo?gico, um dos principais aspectos da missa?o.

Objetivos corporativos
Além dos objetivos estratégicos, foram definidos quatro objetivos corporativos:

  • Ampliar a captac?a?o de recursos para dar sustentabilidade a? missa?o do Inmetro
  • Promover a modernização da infraestrutura física e tecnológica do Inmetro
  • Promover o aperfeic?oamento e a inovac?a?o nas pra?ticas de gesta?o e governanc?a
  • Desenvolver as compete?ncias necessa?rias para o Inmetro de hoje e do amanha?

Veja o Plano Estratégico 2021–2023 do Inmetro  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114