Cuiabá | MT 28/03/2024
Nacional
Quarta, 30 de novembro de 2011, 21h27

Unesp emitirá diplomas mais seguros


Foto: Daniel Patire/Unesp 

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) está implantando um novo sistema de registro e emissão de diplomas. Liderado pela Secretaria Geral da universidade, o projeto foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), com assessoria da Casa da Moeda do Brasil.

O novo modelo de diploma será impresso em papel da Casa da Moeda, no qual constará uma marca d'água com a efígie da república.

Além disso, o documento contará com itens de segurança contra falsificações, como a tinta com variação óptica para o selo da república e o "talho doce", uma técnica de acuidade gráfica utilizada na impressão de papel-moeda. Ao iluminar o diploma com luz ultravioleta também será possível ler a inscrição da universidade.

O padrão do diploma será único para todos os cursos e unidades e, segundo a secretária-geral da Unesp, Maria Dalva Pagotto, a medida permitirá mais segurança administrativa à universidade.

A realização do projeto durou quatro anos, sendo o investimento para o desenvolvimento do sistema de aproximadamente R$ 500 mil. Foram necessárias a compra das impressoras especiais e a adequação do ambiente para acomodar máquinas e materiais.

De acordo com a Unesp, com a mudança todos os diplomas passarão a ser impressos pela reitoria, cujo atual sistema está integrado a outros controles acadêmicos. Atualmente, cada documento custa à universidade cerca de R$ 20. Com a mudança, estima-se a redução em aproximadamente um quarto do valor original, de acordo com cálculos da secretária-geral.

Os diplomas para os formandos de 2011 já serão expedidos de acordo com o novo modelo. 


FAPESP




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114