Cuiabá | MT 29/03/2024
Nacional
Sexta, 02 de dezembro de 2011, 20h14

Maior família de plantas com flores é tema de encontro na FAPESP


A FAPESP sediará, de 5 a 7 de dezembro, The South American Compositae Meeting, reunião internacional que tem como objetivo apresentar os mais recentes desenvolvimentos na sistemática, biogeografia, evolução e conservação de Compositae na América do Sul.

Compositae ou Astaraceae é a maior família de plantas com flores, com entre 24 mil e 30 mil espécies. Membros da família Compositae são encontrados em todos os continentes, com exceção da Antártica, e incluem 10% das plantas que dão flores.

As espécies da família Compositae têm papel importante em ecossistemas por todo o mundo e são utilizadas para a produção de alimentos, óleos, produtos industriais e ornamentais e medicamentos.

O evento, organizado pela FAPESP em parceria com a National Science Foundation, dos Estados Unidos, e com a Universidade de São Paulo (USP), reunirá cientistas de diversos países para compartilhar informações e desenvolver colaborações de pesquisa em estudos envolvendo espécies de Compositae.

Entre os palestrantes brasileiros confirmados estão José Pirani (USP), que falará sobre “Asterales composition and Compositae diversification”, Nádia Roque (Universidade Federal da Bahia), com o tema “New morphological characters help understanding basal clades in Compositae”, Silvana Ferreira (Universidade Federal de Viçosa), com “Status of knowledge and prospects of study of the Eupatorieae - Gyptidinae in South America”, e Thomas M. Lewinsohn (Universidade Estadual de Campinas), que abordará “Phytophagous insects on flower heads of Neotropical Compositae – a synopsis in search of general trends”.

Vicki Funk (National Museum of Natural History), Estrella Urtubey, (Instituto de Botánica Darwinion), Sterling Keeley (University of Hawaii), Mauricio Diazgranados (Saint Louis University), Edward Schilling (University of Tennessee) e Rosa Scherson (Universidad de Chile) serão alguns dos palestrantes de outros países.

O evento será conduzido em inglês com tradução simultânea para o português. As inscrições são gratuitas.

FAPESP 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114