Cuiabá | MT 29/03/2024
Nacional
Quinta, 22 de dezembro de 2011, 21h34

Morre Insoluto, um dos maiores destaques da genética Nelore do Brasil


Insoluto, um dos ícones da raça Nelore e um dos maiores destaques da genética no Brasil, morreu em novembro. O reprodutor, que fazia parte da bateria da C.R.I Genética, era de propriedade de Carlos Eduardo Novaes, o Cadu Novaes, dono da marca NeloreCEN e da Fazenda Crioula, em Valparaíso, região de Araçatuba, SP, respeitada pelo trabalho de melhoramento genético iniciado há de 47 anos.

Nascido em outubro de 2001, CEN 3120 Insoluto era filho Ranchi Ipê Ouro e CEN 2214 Fajuta e alguns de seus filhos, como CEN 6664 Arapoti e CEN 5812 Samba, já fazem sucesso no mercado nacional.

Sua beleza e seu porte sempre chamaram a atenção e, por ser fruto de melhoramento genético aguçado, CEN 3120 Insoluto era o touro número um do Brasil em ganho de peso. Aos oito anos de idade, o touro da raça Nelore Padrão chegou a pesar cerca de 1.250 kg.

Considerado reprodutor símbolo da 1ª edição da Expognética MS, durante a Expogrande de 2011, em Campo Grande, CEN 3120 Insoluto, de acordo com as avaliações dos programas de melhoramento genético, se destacava no fenótipo, que concilia a bela expressão racial com carcaça extraordinária, muita profundidade de costelas e mais perto do chão, com dorso-lombo e posterior muito rico em volume de massas musculares. Seu genótipo superava as médias obtidas com gado europeu no Brasil, o que o tornou um dos animais de referência em genética zebuína no país.

Sucesso no mercado nacional de sêmen, principalmente na região Centro-Oeste, onde a pecuária extensiva e a necessidade de animais rústicos e de bom desempenho predominam, nos últimos seis anos foram comercializadas perto de 50 mil doses de seu sêmen, com destaque para destinos como Goiás e Mato Grosso do Sul.

CEN 3120 Insoluto tinha acompanhamento e avaliação constante de desempenho, desde seu nascimento e participou da reprodução programada da Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP). O touro estava em coleta na C.R.I. Genética que dispõe, para a venda, as últimas doses de sêmen do touro.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114